Roger Matos – Rios de Notícias
PRESIDENTE FIGUEIREDO – Começou na tarde desta quarta-feira, 16/8, a Copa da Floresta. A cerimônia de abertura da competição não profissional aconteceu no Centro de Treinamento Jayoro, no município de Presidente Figueiredo, a 126 quilômetros da capital amazonense.
A cerimônia iniciou com o presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ednailson Rozenha entregando kits com os uniformes e outros itens para a equipe de arbitragem, composta exclusivamente por mulheres na primeira partida da competição – momento marcante para o futebol amazonense.
Rozenha exaltou o slogan da federação – A floresta é a bola da vez – e a importância da Copa da Floresta para o povo amazonense. “É um dia muito importante para a vida de muitas pessoas. Sei da importância para a nossa diretoria, que lutou para que esse momento acontecesse. Quero parabenizar todos os presidentes de Ligas que estão aqui presentes, pela luta e empenho. À prefeita, Patrícia Lopes, já tem meu carinho pelo simples fato de ser mulher, e tendo a sensibilidade que ela teve com o projeto da Copa da Floresta. Parabéns a todos”, declarou.
O mandatário agradeceu o apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na pessoa do presidente Edinaldo Rodrigues, e do Governo do Amazonas, na pessoa do governador Wilson Lima, representado na cerimônia por meio do secretário Jorge Elias Oliveira, da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).
Proposta ousada
Segundo Ednailson Rozenha, a proposta da Copa da Floresta é um trabalho de base para revelar jogadores que possam ser aproveitados nas equipes profissionais do futebol amazonense. “Hoje a bola rola aqui, nesse campo da Jayoro, mas ela vai rolar no coração de milhares de jovens desse Amazonas que creem nessa mudança de vida por meio do futebol”, disse o presidente da FAF.
Goleada
Em campo, a bola rolou entre as seleções de Presidente Figueiredo e Urucará, e o time da casa saiu na frente. Fabrício fez boa jogada, invadiu a área e foi derrubado. O próprio camisa 10 foi para a cobrança de pênalti e marcou o histórico primeiro gol da Copa da Floresta, aos seis minutos.
Três minutos depois, Mateus Pacu marcou o gol de empate para Urucará. A partida ficou equilibrada, com chances de gol para ambos os lados, que Urucará aproveitou melhor. Aos 30 minutos, Zé Café avançou pela esquerda, entrou na área e chutou rasante, no canto de Antônio, para virar a partida. Novamente em ataque pela esquerda, aos 43, Zé Café marcou mais um gol e ampliou o placar.
Na volta do intervalo, a seleção urucaraense dominou a partida e criou mais oportunidades. Aos 11 minutos, virou goleada. Moral fez o quarto, após vencer a marcação e tocar para o gol, na saída do goleiro. Jogador mais novo do elenco, com 16 anos, Paulo Jean fez o quinto. No último lance do jogo, de pênalti, Cabeludo balançou as redes e fechou o placar em 6 a 1.
Grupo 1
A primeira rodada da Copa da Floresta segue nesta quinta-feira, com Itacoatiara enfrentando Rio Preto da Eva, às 16h, pela Chave B do grupo. Silves folga.
A segunda rodada inicia nesta sexta-feira, 18, com Urucará e Iranduba pela Chave A, às 16h, no CT da Jayoro. Presidente Figueiredo folga. Antes, às 14h pela Chave B, Rio Preto da Eva enfrenta Silves. Itacoatiara folga. Todos os jogos acontecem no Centro de Treinamento Jayoro.