Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Que o trânsito da capital amazonense é caótico não é novidade. No entanto, tem gente que tem buscado sair na frente do poder público ao sugerir novas intervenções urbanísticas que podem mudar a realidade do trânsito na capital, interferindo positivamente no cotidiano da população manauara.
Esse é o caso do arquiteto Manoel Júnior, que viralizou nas redes sociais na segunda-feira, 2/12, ao publicar um vídeo na página “Desmobiliza Manaus”, em que ele sugere a construção de uma rotatória onde atualmente existe um retorno, na avenida Nilton Lins, zona Centro-Sul.
“Temos um retorno que é um verdadeiro desafio, especialmente nos horários de pico. Essa situação complica o dia a dia de quem passa por lá e, pensando nisso, desenvolvi um projeto de uma rotatória para melhorar o fluxo dos veículos nesse ponto crítico”, destacou Júnior.
Leia mais: Mina do AM comprada por estatal chinesa não extrai urânio, diz secretaria de mineração
“É tão bom quando vejo um manauara realmente preocupado com nossa cidade”, comentou um internauta. “Análise necessária. O trânsito de Manaus está a um passo de colapsar”, disse outro. “Tenho a impressão que rotatória não funciona no trânsito de Manaus”, discordou um terceiro.
O arquiteto contou que a ideia inicial veio de seu amigo e sócio, e que a partir disso a executou em um projeto. Para ele, a cidade ficaria ainda mais bonita se investisse em uma rotatória arborizada e integrada ao ambiente.
“Além da estética, uma rotatória traz benefícios inegáveis: ela reduz os riscos de acidentes, melhora a fluidez do trânsito e, acredite, ajuda até na economia de combustível ao evitar paradas desnecessárias. O trânsito de Manaus está ficando cada vez mais caótico”, disse o especialista.
Manoel Júnior ressaltou que se atitudes concretas não forem tomadas, e mudanças significativas na infraestrutura planejadas e implementadas, um colapso inevitável poderá acontecer. “Mas nós podemos fazer a diferença e juntos transformar Manaus em um lugar mais organizado, seguro e agradável para todos”, concluiu.