Redação Rios
PARINTINS (AM) – O Festival de Parintins 2024 trouxe consigo mais uma edição de sucesso da Mostra de Artesanato e Economia Solidária, impulsionando a economia local e gerando empregos. Nos primeiros quatro dias, os artesãos participantes da 19ª edição da mostra lucraram um total de R$ 830.732,50 em vendas, um valor próximo ao arrecadado no mesmo período de 2023.
O evento, promovido pelo Governo do Amazonas teve início na segunda-feira, 24/6, e se estendeu até o domingo, 30/6.
Em 2024, o Festival de Parintins deve gerar 2,4 mil empregos diretos e 24 mil indiretos, com os bois Caprichoso e Garantido contribuindo com aproximadamente 5 mil empregos diretos. A movimentação econômica esperada para este ano é de R$ 160 milhões.
Mais de 70 artesãos estiveram expondo e vendendo seus produtos na tenda de exposições, com 17.709 peças já vendidas até a sexta-feira, 24/6. Entre os itens comercializados estão cocares, colares, acessórios, produtos de marchetaria e panelas de barro. O artesão Paulo Eduardo Oliveira celebrou o sucesso das vendas, tendo esgotado seu estoque antes mesmo do término do festival.
“Através do nosso Festival de Parintins, buscamos gerar vendas e novas encomendas, na intenção de dar visibilidade ao artesanato. Estamos confiantes de que estamos tendo bons resultados”, afirmou.
O Secretário Executivo do Trabalho e Empreendedorismo, Paulo Gilson, comemorou o sucesso da mostra e agradeceu ao governador Wilson Lima pelo apoio aos artesãos do estado. “Fico agradecido com o sucesso da 19ª Mostra de Artesanato e Economia Solidária, pois os artesãos estão conseguindo ter boas vendas e isso é ótimo para o trabalho deles, agrega valor à nossa cultura”, destacou.
Além da mostra, a feira de Economia Criativa do 3º Circuito de Cultura, realizada na Estação Cultura, contou com mais de 12 estandes comercializando produtos de artistas e empreendedores locais. João Marcos Coelho, proprietário da loja ArtesãoNato, relatou que as vendas têm sido ótimas este ano.
“Já vendi quase tudo, vou ter que produzir mais para trazer amanhã. Este ano tem mais visibilidade e está sendo incrível”, disse João Marcos. Ele também destacou a popularidade dos acessórios minimalistas feitos com sementes de açaí e macramê.
Letícia Scantbelruy, da marca Praia de Rio, que vende acessórios e vestuário com expressões nortistas nas cores dos bois, também compartilhou sua experiência.
“Usamos nossa marca para reafirmar a identidade nortista, e dentro dessa identidade, a expressão e todo o movimento do festival de Parintins é muito forte”, explicou Letícia. Ela observou um aumento na antecipação da procura por itens temáticos meses antes do festival, refletindo a crescente popularidade e importância do evento.
Com o aumento na visibilidade e demanda, os comerciantes e empresários locais estão otimistas, reafirmando a relevância cultural e econômica do Festival de Parintins para a região.
*Com informações da Assessoria e colaboração de Letícia Rolim – Rios de Notícias