Roger Matos – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Jogador que mais marcou gols por clubes amazonenses na temporada, o atacante Iury Tanque esteve na última segunda-feira, 21/8, no programa Esporte Rios, da Rádio RIOS FM 95,7, onde concedeu entrevista para falar de sua passagem pelo futebol amazonense e os próximos passos na carreira.
Artilheiro do Nacional na Série D do Campeonato Brasileiro, Tanque lamentou a eliminação nas oitavas. “Doeu bastante, não queríamos ter saído nesta fase. Tínhamos um grupo muito forte, unido”, disse o autor de sete gols na competição – três diante do Bahia de Feira, na vitória por 3 a 2. Apesar da vitória, o time baiano conquistou a classificação por 4 a 3 no placar agregado. “Infelizmente é coisa do futebol”, completou.
Rememorando o jogo de ida, permeado pela polêmica foto do ‘rachão’ publicada na rede social do clube, Iury Tanque destacou o equilíbrio emocional do grupo nacionalino. “Torcedores xingando a gente, desejando a nossa morte, que o avião caísse. Estava aquecendo próximo ao alambrado e os caras xingando mãe. A gente tinha paz no coração, sabia que não foi intencional”.
Perguntado sobre a relação com a torcida, o atacante se diz feliz pela passagem pelo clube. “Lembro que, no sábado, saí do gramado chorando. Não contive as lágrimas porque foi doído, e o pessoal todo aplaudindo. É bom sentir o carinho do povo manauara, fiz uma história bonita aqui”, exaltou Tanque.
Contratado pelo Nacional para a disputa da Série D, Iury Tanque chegou ao clube com o status de vice-campeão e artilheiro do Campeonato Amazonense 2023, com oito gols marcados pelo Manauara. Pelo Robô da Amazônia e Leão da Vila, foram 15 gols na temporada. O jogador encerrou vínculo com o Naça e viajou para reencontrar a família. “Muita saudade, quase quatro meses longe. Vou em casa agora, aproveitar e depois seguir para novos desafios”.
Yury Tanque exaltou o elenco do Nacional e agradeceu ao clube e à torcida. “Um grupo unido, sem vaidades, que sempre trabalhou feliz. Continuarei torcendo pelo clube porque abraçou a gente. Apesar das dificuldades, a gente sempre procurou honrar a camisa. Os torcedores dizendo que há muito tempo não sentiam essa emoção de estar no estádio e acompanhar uma equipe que fez uma campanha belíssima, a gente deu um pouco de alegria a eles”, concluiu.