Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A sessão plenária de quinta-feira, 28/11, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) foi suspensa devido à ausência do quórum mínimo necessário para a realização dos trabalhos legislativos. A paralisação ocorreu momentos antes da votação da ordem do dia, onde são discutidos e votados projetos de lei e outras proposições dos deputados estaduais.
O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (União), chegou a abrir a sessão, mas não estava presente no momento da contagem do quórum para a votação.
Segundo o regimento interno, a presença dos deputados é verificada em dois momentos: no começo da sessão, para o início dos trabalhos, e antes da votação, para confirmar o quórum mínimo de 1/5 dos parlamentares. Com 24 deputados na Casa, é necessária a presença de pelo menos cinco para dar continuidade à sessão.
A suspensão foi anunciada pelo 1º vice-presidente, deputado Carlinhos Bessa (PV). “Senhores deputados, estou suspendendo a sessão por 10 minutos até que venha ao plenário o quórum suficiente para darmos início à votação. Peço aos assessores que comuniquem seus deputados para descerem de suas bancadas e viabilizarem a retomada”, declarou Bessa.
Apesar da previsão inicial de suspensão por apenas 10 minutos, o intervalo se estendeu por 45 minutos até que o número de parlamentares presentes fosse suficiente para a retomada dos trabalhos.