Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Internado em estado grave no Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, na zona Leste de Manaus, o cantor, sambista e compositor amazonense Paulo Onça, vítima da violência urbana e do trânsito, tem recebido uma onda de solidariedade de amigos e admiradores de sua obra.
O portal RIOS DE NOTÍCIAS conversou nesta quinta-feira, 5/12, com Everaldo Barbosa, presidente do Fórum Setorial de Música do Amazonas, que demonstrou profunda consternação ao saber do ocorrido. “Fiquei impressionado e muito abalado com a notícia. Paulo Onça é um verdadeiro patrimônio musical do Amazonas”, afirmou.
Everaldo também refletiu sobre a gravidade da violência urbana: “Estou profundamente assustado e triste com essa realidade. Especialmente em Manaus, as pessoas estão perdendo a sensibilidade humana. Precisamos cultivar sentimentos mais humanistas para transformar a nossa sociedade.”
O Fórum Setorial de Música do Amazonas, que integra o Sistema Nacional e Estadual de Cultura e atua promovendo discussões relevantes para a música e a cultura local, emitiu uma nota oficial de solidariedade ao compositor nesta quinta-feira.
“Neste momento tão delicado, nossos pensamentos e orações estão com Paulo, sua família e seus amigos. Desejamos uma rápida e completa recuperação e estamos à disposição para oferecer todo o apoio necessário durante este período difícil”, diz um trecho da nota do Fórum.
Repercussão nas redes sociais
Dois dias antes do ocorrido, Paulo Onça havia publicado em seu Instagram: “Vivo a minha vida que Deus me permitiu viver sem sacanear ninguém.” Após o ataque, a postagem foi inundada por mensagens de solidariedade e desejo de recuperação.
Comentários como “Melhoras para você, Paulo Onça! Que a justiça seja feita”, “Deus está contigo, força e fé”, e “Que você se recupere dessa agressão injusta e volte a nos encantar com sua música” são alguns exemplos das demonstrações de apoio recebidas.
O incidente
Segundo testemunhas, Paulo Onça teria se envolvido em um acidente de trânsito em que seu veículo foi atingido por outro carro. Ambos os automóveis sofreram danos laterais significativos. Após o impacto, pessoas do outro veículo teriam agredido brutalmente o sambista, que foi socorrido e levado ao hospital em estado grave.