Letícia Rolim – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Com a temporada de festas de fim de ano se aproximando, tanto motoristas quanto usuários de aplicativos de corrida em Manaus estão percebendo um aumento nos valores das viagens. Um dos motivos para a variação dos preços dessas plataformas é a alta demanda nesse período.
Aqueles que dependem diariamente dos aplicativos de corrida para se deslocar pela cidade estão sentindo a diferença no bolso. Para a vendedora Thainá Ribeiro, que utiliza as plataformas para ir e voltar do trabalho, desde o inicio do mês de dezembro a variação começou a ser percebida.
“Até o mês passado, de moto, eu pagava cerca de R$ 9,00 para ir ao trabalho, pois não é longe do meu bairro. De carro, o valor era de aproximadamente R$ 15,00”, relata Thainá.
Leia também: Como não gastar demais com as compras de Natal?
No entanto, a realidade mudou neste mês, e Thainá destaca a variação expressiva nos preços, especialmente em dias chuvosos. “Agora o preço varia muito, se estiver chovendo é até o triplo desses valores”.
“É normal variar em cerca de cinco reais a mais por conta do trânsito em alguns horários. Mas neste mês, mesmo em horários mais calmos, percebo essa diferença. Às vezes, acabo ficando mais tarde no trabalho esperando os valores baixarem. Isso tem sido uma rotina diária para mim, mas tá difícil!”, ressalta Thainá Ribeiro.
Fim de ano e chuva elevam preços
O motorista Jonatha Melo, que tem dois anos de experiência nesse ramo, explica que a alta demanda durante as festividades contribui para a elevação dos preços.
“Esse valores e taxas, são mais assustadores no fim de ano por conta da alta demanda nesse período”, destaca Jonathan.
Além das festas, outro fator que tem influenciado diretamente é a temporada de chuvas na região, que acaba impactando os custos das corridas. Jonatha aponta fatores como o trânsito e a crescente demanda durante os períodos chuvosos.
“Acredito que a chuva contribui para o aumento do valor, já que a demanda se intensifica nesses momentos. Muitas pessoas, ao invés de enfrentar o mau tempo até a parada de ônibus, preferem solicitar um Uber. Isso, somado ao trânsito, influencia diretamente nos valores das corridas”, explica o motorista.
Taxas elevadas
Apesar dos valores das corridas aumentarem, alguns motoristas falam sobre as altas taxas cobradas pelos aplicativos.
“As normas da Uber falam que 30% das taxas são cobradas do usuário, porém isso não conta em cima de uma corrida. Tem corrida que ela não desconta nada, mas tem corrida que ela desconta muito acima”, conta Jonatha.
“Nessa imagem ela cobrou quase 50% de taxa do motorista, mas esse motorista se ele recebeu 60 reais em espécie e a corrida deu 30 ele irá ficar negativo na Uber com o valor de 30 reais. Porém, a Uber dificilmente vai mandar outra corrida pra ele ficar com o saldo devedor acima, então ela manda corrida no valor de 50 reais porém o cliente só paga 20 reais pq ganhou desconto”, destacou Jonatha.