Redação Rios
MANAUS (AM) – A partir desta sexta-feira, 25/8, um trecho da avenida Ephigênio Salles, zona Centro-Sul da cidade, será interditado para levantar vigas para a construção de uma passarela. A avenida Governador José Lindoso (Avenida das Torres) também terá interdições para demolição de residências que apresentam risco de desabamento e continuação de obras de complexo viário.
Leia também: Quatorze caminhões são multados por trafegarem fora da faixa na Ephigênio Salles, diz IMMU
Na avenida Ephigênio Salles, a obra começará às 23h de sexta-feira, 25/8, e se estenderá até as 5h de segunda-feira, 28/8, no sentido Parque 10 de Novembro/Coroado, especificamente no trecho contrário ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). De 25 a 27, apenas uma faixa da via estará liberada para o tráfego de carros, enquanto no dia 28 haverá fechamento total da avenida, de 0h às 4h.
Inicialmente, haverá interdição parcial para permitir o transporte das vigas de 26m de comprimento e 20 toneladas. Logo em seguida, haverá a necessidade de interdição total do trecho.
“Nós estamos tendo todo o cuidado de realizar a obra, provocando o mínimo de impacto no trânsito, que é intenso na área. É um movimento necessário, para que a Seminf avance no projeto e entregue no prazo estipulado”, explicou o secretário de Obras, Renato Junior, da Secretaria Municipal de Infraestrutura.
Avenida Governador José Lindoso
A avenida Governador José Lindoso, mais conhecida como avenida das Torres será interditada a partir das 6h até as 12h, deste domingo, 27/8, no sentido Centro/bairro, no trecho entre a rua Bacabal (após a igreja Adventista) até o cruzamento com a rua Fênix (Baixada Fluminense), no bairro Cidade Nova.
O fechamento é necessário para as equipes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra) realizarem a demolição de residências que apresentam risco de desabamento.
“Nossas equipes de agentes estarão dando todo o apoio necessário para que as equipes realizem o trabalho no local. Eles vão garantir a segurança nas vias e orientar os motoristas para que possam acessar os melhores desvios e possam chegar ao destino com fluidez e segurança”, disse o vice-presidente de trânsito do IMMU, Edson Leda.
Desvios
Durante as interdições total da Avenida Ephigênio Salles, no sentido Parque 10 de Novembro/Coroado, os veículos de porte menor serão desviados para a rua Stênio Neves, depois acessam a avenida Umberto Calderaro, acessam à direita na rua Guilherme Paraense, conjunto Morada do Sol, depois acessam a rua Via Láctea e retornam à avenida Ephigênio Salles.
As carretas e caminhões poderão seguir pela avenida Mário Ypiranga e depois acessar outras rotas como opção.
No sentido Coroado/Parque 10 de Novembro, nos dias das interdições total, a avenida Ephigênio Salles estará interditada a partir da rua Rio Preto com acesso permitido aos moradores para acesso aos condomínios, comércio e casas de shows. Os motoristas serão orientados a seguir pela rua Rio Preto e acessar a avenida Governador José Lindoso para rotas alternativas.
Já na avenida Governador José Lindoso, no sentido Coroado/Cidade Nova, haverá três opções de desvios. A primeira é a rua Barão do Rio Branco, dobrando à direita, seguir pela avenida Timbiras, sentido T3 ou sentido núcleo 16, do bairro Cidade Nova.
A segunda opção é, mais adiante, dobrar na antiga rua 11, que agora é rua Bacabal, acessar à direita e seguir pela avenida Timbiras, com destino ao bairro.
A terceira opção é fazer o retorno acima da rua Bacabal, depois acessar o conjunto Boas Novas, seguir pela avenida Jurunas, atravessar a avenida Max Teixeira e depois seguir pela Baixada Fluminense ou seguir para o bairro.
Transporte público
Para os ônibus que utilizam a avenida Ephigênio Salles, os desvios serão a partir de 0h nos dias das interdições total. As linhas 008, 213, 540, 652 e 671 seguirão normalmente até a avenida Darcy Vargas, depois serão desviadas para a avenida Mário Ypiranga Monteiro, rua São Luís, avenida Umberto Calderaro, avenida André Araújo e rotatória do Coroado.
Na avenida Governador José Lindoso, os desvios serão das 6h até as 12h, deste domingo, 27/8. As linhas 042 e 357 seguirão normalmente até à avenida, depois acessam o retorno no cruzamento da avenida Fênix (Baixada Fluminense) e seguem o itinerário normal.
*Com informações da assessoria