Júlio Gadelha – Rios de Notícias
BRASÍLIA (DF) – A bancada do Amazonas se reuniu na quarta-feira, 13/11, para consolidar o apoio a Hugo Motta (Republicanos-PB) na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. Seis dos oito deputados federais do estado estiveram presentes e dialogaram com o candidato sobre temas prioritários para a região, especialmente em relação à Zona Franca de Manaus (ZFM).
O encontro, realizado na sede da Câmara dos Deputados em Brasília, foi registrado nas redes sociais e contou com a presença dos deputados Adail Filho (Republicanos), Alberto Neto (PL), Átila Lins (PSD), Saullo Vianna (União), Sidney Leite (PSD) e Silas Câmara (Republicanos). Durante a conversa, Motta teve a oportunidade de abordar pontos de interesse regional e reforçar compromissos.
A reunião representou um marco de união da bancada amazonense em torno de um candidato. Durante a semana, Hugo Motta firmou uma aliança com a bancada evangélica, liderada por Silas Câmara, garantindo apoio ao compromisso de continuidade da gestão de Arthur Lira (PP-AL). “A semeadura que o Arthur fez durante esses quatro anos, com o apoio do próprio presidente Arthur ao Hugo Motta, sinaliza para nós que haverá uma continuidade que possibilitará o avanço”, declarou Silas Câmara à imprensa.
O apoio a Hugo Motta tem ganhado tração desde que Arthur Lira (PP-AL), o atual presidente, sinalizou seu endosso, levando 15 partidos, incluindo o PL, PSDB-Cidadania e Republicanos, a apoiar sua candidatura. Recentemente, o PSD e o União Brasil também abriram mão de lançar candidatos próprios – Antônio Brito (PSD-BA) e Elmar Nascimento (União-BA), respectivamente – para apoiar Motta, que agora avança sem adversários à vista. A eleição está marcada para fevereiro do próximo ano.
Com as recentes desistências e a adesão do PSD e União Brasil, a bancada amazonense está fechada em bloco em apoio à candidatura de Motta.