Júlio Gadelha – Rios de Notícias
SÃO PAULO (SP) – O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, anunciou que, a partir da próxima semana, o PIX permitirá pagamentos por aproximação, tornando o processo mais ágil e semelhante ao “cartão wireless”.
Com a novidade, o cliente poderá apenas aproximar o celular de uma máquina de cartão para efetuar o pagamento, sem precisar abrir o aplicativo ou escanear o QR Code. Em evento com o Google, Campos Neto explicou que a nova funcionalidade funcionará como o Google Wallet, onde o usuário pode encostar o celular e pagar com cartão de crédito. “Você vai poder fazer isso com o PIX a partir da próxima semana”, afirmou Campos Neto.
Outra mudança importante é o lançamento do PIX Agendado Recorrente, que entrou em vigor na segunda-feira, 28/10. Agora, todas as instituições financeiras devem oferecer essa funcionalidade, que permite agendar pagamentos recorrentes de valores fixos, a serem debitados mensalmente na conta do recebedor.
Essa facilidade pode ser usada para o pagamento de aluguéis ou para contratar serviços de profissionais autônomos, como terapeutas e personal trainers, bem como para outras finalidades, como o pagamento de mesadas.
A nova modalidade obrigatória de agendamento recorrente visa aprimorar o serviço do PIX e simplificar pagamentos que antes exigiam o processo manual, tornando mais acessível e eficiente a experiência financeira dos usuários.
*Com informações da InfoMoney