Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O barco Luiz Afonso, que realiza transporte de cargas e passageiros no estado do Pará, naufragou na manhã deste sábado, 5/4. Até o momento, não há registro de vítimas.
De acordo com relatos de pessoas que estavam a bordo, a embarcação colidiu com um tronco submerso durante a viagem. O incidente foi registrado por passageiros de outra embarcação que passava pelo local. Em vídeos divulgados nas redes sociais, é possível ver o barco virado e diversos produtos flutuando no rio.
Leia também: Vídeo: barco colide contra barranco em Itacoatiara após comandante dormir no leme
Nas redes sociais, o acidente — embora sem vítimas, mas com grande prejuízo material — gerou muitos comentários. Internautas chamaram atenção para a preocupação exagerada de algumas pessoas com as latas de cerveja que boiavam, em vez das vidas envolvidas no naufrágio.
“A pessoa perdendo um bem valioso, o seu sustento, e tem gente preocupada com latinha de cerveja”, criticou um usuário. “Naufrágio ao som do Alanzinho”, brincou outro. “Povo preocupado com a cerveja, eu aqui preocupado com as pessoas da embarcação e o prejuízo”, comentou um terceiro.
O episódio também levantou debates sobre os materiais utilizados na construção de embarcações na Amazônia, especialmente no período de cheia dos rios.
“Tem que acabar com barcos de madeira, tudo já evoluiu”, disse um internauta. “Mas barco de ferro também quebra, ainda mais se bater em pedras”, ponderou outro. “Esses barcos vão alagando de tanta carga”, e “Deve ter sido excesso de carga ou falta de manutenção”, completaram outros usuários.