Roger Matos – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Doze clubes iniciam nesta quinta-feira, 25/5, a disputa pelo título do Barezão Sub-20. O campeonato de base integra o calendário de competições da Federação Amazonense de Futebol (FAF) e dá ao campeão a vaga de representante do Estado na Copa São Paulo Júnior, em 2024.
Os clubes que formam o Grupo A são Fast, Manaus, Paramazonas, Operário, Librade e EBS. Já o Grupo B é formado por Nacional, Sul América, Amazonas, Tarumã, Tabosão e Presidente Figueiredo.
Abrem o Barezão Sub-20 os duelos do Grupo A. Fast e EBS se enfrentam na Ulbra; Manaus e Librade jogam no CT Manaus; e Paramazonas e Operário duelam no Osvaldo Frota.
Na sexta-feira, 26, a primeira rodada será concluída com os jogos do Grupo B. Nacional e Presidente Figueiredo se enfrentam no CT Barbosa Filho; Sul América enfrenta Tabosão na Colina; e Amazonas joga contra Tarumã no CT Petrobras. Todos os jogos, de ambos os grupos, acontecem às 15h30 – horário local.
Em 2022, o campeonato de base foi disputado na categoria Sub-19 e o campeão foi o Fast, com vitória por 3 a 1 sobre o São Raimundo.
Regulamento – A fase classificatória conta com dois grupos com seis clubes, dos quais os quatro primeiros de cada se classificam às quartas de final. No sistema de cruzamento olímpico, as equipes de um grupo se enfrentarão com as do outro, em jogos de ida e volta, para decidir os semifinalistas. A campanha na fase classificatória será critério de vantagem por dois resultados iguais nas quartas e semifinais.
A final será disputada em jogos de ida e volta, sem vantagem para qualquer dos finalistas. Em caso de igualdade ao final dos dois jogos, o título será decidido em cobranças de pênaltis.