Redação Rios
MANAUS (AM) – A jornada de Bertoldo, um tubarão com grande coração que busca conselhos humanos para lidar com sua existência, está prestes a dominar os palcos do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto. O musical para as infâncias produzido pela cia amazonense Buia Teatro estreia no próximo dia 24 na 55ª edição do evento, que promove, em 2024, a sua maior programação desde a retomada após a pandemia.
Inspirado em um conto do dramaturgo, romancista e poeta alemão Bertolt Brecht, o espetáculo “Bertoldo, Estudo n°1” é um dos 37 selecionados de dez estados brasileiros (contemplando todas as regiões do país) e cinco países para participar da edição histórica de um dos maiores e mais respeitados festivais internacionais de artes cênicas do Brasil, que acontece desde 1969 em São José do Rio Preto.
De acordo com o artista Tércio Silva – diretor do espetáculo e fundador da Cia Buia Teatro ao lado da atriz, figurinista e artista visual Maria Hagge, que compõe o elenco e também assina o figurino da peça –, é uma honra fazer parte da programação do FIT Rio Preto, ainda mais como representante do Amazonas e considerando a relação linda da companhia de teatro com o município do interior paulista, onde já realizaram temporadas inesquecíveis.
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“Estamos muito felizes de fazer parte dessa edição com nosso espetáculo, um musical brechtiano que transporta o público para o fascinante mundo subaquático. A história segue Bertoldo que, influenciado pelas ideias absurdas do professor Ninguém, considera capturar e aprisionar peixinhos em gaiolas no fundo do mar. No entanto, o destemido professor Alguém e um peixinho sagaz percebem o perigo iminente e fazem de tudo para alertar o cardume”, detalha.
Segundo Tércio, é muito importante levar a fábula – que trata de temas cruciais, como a busca por aceitação e a importância da amizade, e questiona a ética de ações predatórias e a manipulação de informações – aos palcos do FIT Rio Preto, que possui uma curadoria alinhada às reflexões e discussões sobre as artes da cena.
Com músicas criadas pelo próprio artista amazonense e pelo argentino Gustavo Kurlat, a adaptação contemporânea da obra original de Brecht é capaz de encantar toda a família. Por meio de humor, música, formas animadas e interações diretas – sem contar os figurinos, inspirados na obra do Bispo do Rosário, que adicionam uma camada visual rica e simbólica à peça –, o espetáculo convida todas as infâncias a refletirem sobre as complexidades das relações humanas e marinhas.
O sócio fundador da cia Buia Teatro aproveita para parabenizar a curadoria do festival internacional (formada por Diego Valladares, Monique Cardoso e Naruna Costa) por reconhecer a importância de pensar nos novos públicos e nas novas formas de abordar a criança e as artes da cena voltadas para essas infâncias.
“Exploramos este trabalho com um olhar carinhoso sobre as infâncias, buscando valorizar a presença e a criança como protagonista neste espaço. Muitos colaboradores queridos se uniram a essa pesquisa, dedicados ao propósito de fazer teatro com autenticidade e generosidade. Este espetáculo nos convida a refletir sobre a nossa sociedade e suas complexidades”, assevera.
*Com informações da assessoria