Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Com a chegada do mês de junho, a expectativa pelo Festival Folclórico de Parintins fica em alta e toda a representação cultural do principal evento do Norte do país foi destacada pelo prefeito da Ilha Tupinambarana, Bi Garcia (PSDB). “Nós temos um ritmo que é só nosso. Ele só existe no Amazonas, que é a toada. Não existe em outro lugar”.
O prefeito parintinense foi convidado especial do segundo programa Rios de Toadas, transmitido na RIOS FM 95.7. Entre tantos pontos discutidos, Bi destacou a importância do trabalho da imprensa na divulgação do Festival. “Isso significa proteger esse patrimônio dos parintinenses, que é o Boi Bumbá”.
Leia também: Podcast ‘Rios de Toadas’ será ‘Esquenta’ para o Festival Kwati Club
A questão do melhor aproveitamento do Festival de Parintins foi levantada por Bi, para ele é necessário que seja criado um feriado no Estado para que a população possa participar. “O povo de Manaus, em sua grande maioria, só consegue assistir a duas noites. Não consegue assistir a terceira porque gasta um dia de volta para Manaus”.
“Ou tem um feriado grande, como ocorre no carnaval do Rio, ou tem o final de semana? Nós optamos pelo final de semana”
Bi Garcia, prefeito de Parintins
De acordo com o prefeito, durante solenidade na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) ele fez um apelo para a solução desse imbróglio. “É uma coisa que a gente precisa: criar um feriado do Boi Bumbá de Parintins para que o povo do Amazonas participe integralmente”, relatou Bi na cerimônia proposta e presidida pela deputada estadual Mayra Dias (Avante).
Infraestrutura para o Festival
Garcia também contou sobre os preparativos para o 56º Festival de Parintins e como a cidade está se preparando para receber pessoas do mundo todo. Inclusive, ele espera ultrapassar o recorde do ano passado que foi de mais de 110 mil turistas, o que corresponde a um aumento de 68,12%, em relação a 2019.
“Eu estava observando os registros de embarcação da capitania e está bastante expressivo. O Aeroporto Regional Júlio Belém, que em 2019 tinha 400 pousos e decolagem, foi para 616 e já tem uma demanda muito grande. A própria venda de ingresso terminou em tempo recorde. Vamos ter um público gigantesco”, destacou.
De acordo com o prefeito, 80% das ruas já estão asfaltadas, além disso, Garcia enfatiza que também há investimento na infraestrutura turística, promovendo melhorias e revitalizações de locais no município.
“A praça Eduardo Ribeiro, que fica próximo ao Mercado Municipal, será completamente revitalizada e instalaremos no antigo prédio da prefeitura o Museu da Cidade. Também, o anfiteatro está 70% concluído e vai ser um lugar de eventos folclóricos durante o festival. Será uma grande válvula de escape para quem não conseguir entrar no Bumbódromo porque as arquibancadas e a quadra já estão prontas”, acrescentou.
O porto de Parintins, administrado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), já está em fase de negociações. Garcia disse que reuniões já foram realizadas para que nenhum tipo de problema ocorra no festival. “Já fizemos todos os serviços de recuperação das balsas e, portanto, acredito que o porto vai funcionar bem esse ano e não teremos problema”, garantiu.
Ampliação do Bumbódromo
Questionado se há alguma intenção para expandir a Arena onde os bumbás duelam, Garcia explicou que o tema não está em debate com o Governo do Amazonas, que é o patrocinador master do festival, depois da Coca-Cola, Ambev, Bradesco, entre outros.
“Quem debate o assunto é justamente as empresas de turismo, o empresário do setor que percebe o grande volume de pessoas que chegam na cidade que não conseguem assistir ao Festival”, concluiu.
Assista abaixo o Rios de Toadas desta quinta, na íntegra: