Redação Rios
MANAUS (AM) – A influenciadora digital Chryslaine Paola de Oliveira Gaia, de 32 anos, foi presa preventivamente acusada de ser a mente por trás do plano de assassinato de um advogado em Manaus. A denúncia foi recebida pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM) que confirmou, nesta quinta-feira, 14/11, a existência do esquema.
Durante coletiva de imprensa realizada no Fórum Henoch Reis, localizado na avenida Paraíba, bairro São Francisco, zona Sul de Manaus, o advogado Alan Johnny Feitosa da Fonseca, representante da OAB-AM, explicou que o caso se refere à atuação do advogado, cujo nome não foi divulgado, em um processo da lei Maria da Penha. De acordo com Alan, a suspeita teria planejado a morte do advogado como forma de se vingar dele após a vitória em absolver o ex-marido dela.
Leia também: Capitão da PM é considerado foragido em operação contra crime organizado
Conforme as investigações, a mulher teria conexões com narcotraficantes e tinha como objetivo assassinar o advogado em seu escritório. O plano então foi comunicado ao Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Amazonas (MPAM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Polícia Federal (PF) e Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), e pôde ser interrompido.
A mulher foi encaminhada à uma unidade prisional, onde ficará à disposição da justiça. A PC-AM, por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRF), continua as investigações para identificar outros possíveis envolvidos na ação.
Envolvimento em outros crimes
Chryslinie Gaia foi presa junto de outras três pessoas no dia 17 de julho de 2023 suspeita de planejar um assalto a uma loja na cidade em junho daquele ano. A blogueira também esteve envolvida em outra polêmica, quando foi confirmado, por meio do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que ela recebia salário do gabinete do deputado estadual Sinésio Campos (PT), sem atuar no cargo de assistente parlamentar, como estava registrada, também em julho de 2023.