Redação Rios
AMAZONAS (AM) – O município de Boca do Acre, localizado no extremo sul do Amazonas, decretou Estado de Emergência Administrativa e Financeira no início de janeiro, com efeito retroativo ao dia 1º, como medida para restabelecer os serviços essenciais e enfrentar o cenário crítico herdado da gestão anterior.
A decisão foi tomada devido à interrupção de serviços públicos fundamentais, como coleta de lixo, abastecimento de água, manutenção de vias públicas e atendimentos de saúde e educação, além da ausência de um relatório de transição que agravou a situação administrativa.
Com o decreto, a administração municipal busca garantir a continuidade dos serviços básicos e organizar ações emergenciais para atender às demandas mais urgentes da população. Entre as medidas adotadas estão mutirões de limpeza urbana para recolher o lixo acumulado nas ruas e esforços para normalizar o abastecimento de água.
Além disso, pontos críticos da BR-317, que liga Boca do Acre a Rio Branco (AC), estão recebendo reparos emergenciais, em articulação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e apoio de outras esferas de governo.
“Assinei o decreto ontem, com efeito retroativo a 1º de janeiro, porque encontramos muitas dificuldades para iniciar os trabalhos com a nossa equipe de gestão. Isso reflete o nosso compromisso com a transparência, a continuidade dos serviços públicos e o respeito aos princípios da boa gestão”, explicou Frank Barros, prefeito do município.
No setor de saúde e educação, o decreto permite agilizar intervenções necessárias para reorganizar as unidades de atendimento e melhorar a prestação de serviços à população. A administração municipal também está promovendo diálogo com servidores públicos e moradores para identificar as demandas prioritárias e direcionar os recursos de forma eficiente e transparente.
A força-tarefa segue em andamento, com a promessa de novas ações e investimentos para superar os desafios e oferecer melhores condições aos moradores do município.
Veja o decreto na íntegra:
*Com informações da assessoria