Redação Rios
PARINTINS (AM) – O coreógrafo Gandhi Tabosa é o mais novo integrante da Comissão de Artes do Boi-Bumbá Garantido, conforme anúncio realizado nesta terça-feira, 15/10. O artista assume oficialmente uma das posições mais estratégicas na concepção artística das apresentações do Bumbá no Festival Folclórico de Parintins.
Gandhi Tabosa é uma referência nacional no mundo da dança. Fundador e diretor do Gandhicats Project, o maior grupo de dança da região Norte, Gandhi foi consagrado no Festival de Dança de Joinville, o maior do mundo, onde seu grupo foi premiado como Melhor Grupo.
Leia também: ‘Rasgada ao Meio’: Márcia Antonelli lança nova obra em Manaus
Com vasta experiência em danças urbanas, contemporâneas e populares, ele trouxe uma nova dinâmica e criatividade para o item 20 (coreografia) do Boi Garantido, sendo fundamental para a vitória conquistada pelo Bumbá vermelho e branco nesse quesito.
“A sensação agora é de grandiosidade, de conseguir levar para o meu Boi a excelência artística e toda a experiência que tenho com concepção e criação de muitos espetáculos que dirigi. A galera pode esperar muita criação e muito trabalho. Vou me dedicar ao máximo para misturar toda a tradição do Boi Garantido com uma roupagem mais jovem, comunicativa, atual e inteligente”, afirmou o Gandhi.
Além da Arena do Bumbódromo
O trabalho de Gandhi vai além das fronteiras de Parintins. Ele é também o coreógrafo da comissão de frente da Mocidade Independente de Aparecida, no Carnaval de Manaus, e atualmente ocupa o cargo de Diretor Artístico da Escola de Samba Tom Maior, em São Paulo.
Com passagens por importantes festivais folclóricos no Amazonas e no Pará, Gandhi se consolidou como uma das maiores referências em dança e dramaturgia do país.
Entre suas conquistas, destaca-se o reconhecimento como Coreógrafo Destaque por três anos consecutivos no Festival Internacional de Hip Hop em Curitiba. Em 2024, sua coreografia “O Boi do Povo Vermelho” foi premiada em primeiro lugar na categoria Danças Populares Brasileiras, no Festival de Joinville, marcando a primeira vez que o Boi Garantido foi representado no maior festival de dança do mundo.
Com a chegada de Gandhi Tabosa à Comissão de Artes, o Boi Garantido busca elevar ainda mais o nível de suas apresentações no 58º Festival Folclórico de Parintins, combinando inovação e tradição para garantir um espetáculo inesquecível no Bumbódromo.
*Com informações da assessoria