Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Na manhã desta terça-feira, 16/4, a coordenadoria do Bosque da Ciência, que faz parte do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), entrou em contato com o Portal RIOS DE NOTÍCIAS preocupada com a falta de energia desde segunda-feira, 15/4, no local.
Situado na zona Centro-Sul de Manaus, o parque verde é um espaço dedicado à divulgação cientifica, educação e lazer, que abriga uma vegetação florestal, animais da fauna amazônica de vida livre e atrativos para a visitação turística.
Leia mais: Bosque da Ciência: 29 anos de popularização do conhecimento sobre a biodiversidade amazônica
O coordenador do Bosque, Jorge Lobato, pediu que fosse feito um apelo à concessionária Amazonas Energia para que o problema com a luz fosse solucionado.
“Sem energia desde ontem por problemas externos, hoje novamente, e nós estamos conseguindo manter alguns setores no gerador que é a diesel. Mas outros que não têm como colocar essa mesma disponibilidade [gerador] ameaça o material biológico congelado”, explicou.
De acordo com o coordenador, o Bosque ficou sem energia elétrica desde segunda-feira, 15/4, e durante toda a tarde, o funcionamento em alguns locais do parque foi com o gerador.
Sem o aparelho, a coordenação ficou apreensiva pois a energia elétrica ainda não foi reestabelecida.
“Corremos o risco de perder todo material [de pesquisa] congelado”, disse Lobato, já que o Inpa é um Instituto voltado para estudos em várias áreas na região amazônica e o Bosque da Ciência está incluso com materiais biológicos que ficam congelados.
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS entrou em contato com a Amazonas Energia e, por meio da assessoria da empresa foi informado que uma equipe foi ao local às 11h da manhã desta terça para resolver o probelma. De acordo com a assessoria, a falta de energia foi devido a mufla que estava desconectada.
Mufla elétrica
A mufla é uma terminação para cabos elétricos. É o dispositivo que serve para isolar um cabeamento condutor de eletricidade quando este é conectado a: outro condutor, um equipamento, como um transformador, por exemplo e um barramento elétrico (tira grossa de cobre ou alumínio que serve para conduzir a eletricidade dentro de um quadro de distribuição de energia).
Portanto, as muflas são utilizadas para conectar ou finalizar cabos alimentadores de energia, sejam eles de alta, média ou baixa tensão.
Bosque da Ciência
O Bosque da Ciência possui uma área de aproximadamente 13 (treze) hectares, e está localizado no perímetro urbano da cidade de Manaus. Ele foi inaugurado em 1º de abril de 1995, pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA.
No parque ecológico, o visitante vai encontrar um ambiente de tranquilidade e relaxamento inserido no meio da cidade, onde poderá aprender mais sobre a região amazônica, e vivenciar momentos de contato com a natureza.
Ao longo do ano inúmeros eventos são organizados e oferecidos ao público visitante e para saber mais verifique a Programação do Bosque.