Gabriela Brasil – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Depois de mais de um ano do desabamento, iniciaram-se as obras para a recuperação da ponte sobre o rio Autaz-Mirim, no quilômetro 24 da BR-319, estrada que interliga o Amazonas ao Estado de Rondônia.
A programação dos serviços se encontra em atraso da data prevista para início e finalização da reconstrução.
A placa em frente à obra informa que a previsão para o inicio dos serviços estava marcado para o dia 24 de março de 2023, e o fim seria em 9 de outubro de 2023, com a vigência se encerrando no dia 21 de março de 2023
A reportagem do Portal RIOS DE NOTÍCIAS percorreu trechos iniciais da rodovia e passou pela região onde parte da ponte sobre o rio Autaz-Mirim, localizado no município de Careiro da Várzea, desmoronou no dia 8 de outubro de 2022. No local, tratores realizavam a reconstrução parcial e reforço da ponte.
No trecho onde ocorreu o desabamento da estrutura, parte da ponte ainda se encontra no local. Ao lado, uma balsa é usada por caminhões e carros como travessia.
Leia também: Marina Silva se ‘esquiva’ de responsabilidade sobre pavimentação da BR-319
Conforme a equipe de engenharia do grupo Nasser, empresa contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para realizar os reparos no local, as obras começaram há aproximadamente duas semanas. De acordo com a empreiteira, a reconstrução se encontra na fase de terraplanagem para dar sequência a fase de fundação, parte inicial de qualquer construção.
O engenheiro responsável pela obra, que não quis ser identificado, afirmou que a previsão para a entrega da ponte é em junho de 2024. A reportagem não foi autorizada de fotografar o interior do canteiro de obras.
A reportagem entrou em contato com o DNIT para saber a respeito da previsão da entrega da reconstrução da estrutura, e as razões para a demora do início das obras marcadas para quase oito meses antes do período da execução, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria. O espaço está aberto para manifestações.
Queda da ponte
A ponte sobre o rio Autaz-Mirim desabou no dia 8 de outubro de 2022, 11 dias após a queda da ponte sobre o rio Curuça, localizada no km 23 da BR-319. Diferente da queda da primeira ponte que deixou quatro mortos e 14 feridos, não houve vítimas.