Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Um vídeo de uma câmera de segurança do Supremo Tribunal Federal (STF) mostra o momento em que Francisco Wanderley, conhecido como “Tiu França”, lança artefatos explosivos e em seguida se explode e morre na noite dessa quarta-feira, 13/11, na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF).
As imagens mostram o homem se aproximando da estátua da Justiça e arremessando um objeto contra o monumento. Imediatamente, seguranças da Polícia Judiciária se aproximam e tentam uma abordagem. Francisco recua e lança novos artefatos explosivos na direção do STF.
Leia mais: Jair Bolsonaro pede ‘pacificação’ em nota de repúdio à tentativa de atentado em Brasília
Na sequência, ele acende um último artefato, que explode junto com ele. Mais agentes do STF se aproximam para tentar conter a situação. Francisco aparece deitado no chão, tendo falecido em decorrência da explosão.
Segundo informações da Polícia Civil do Distrito Federal, uma varredura foi realizada na manhã desta quinta-feira, 14/11, em frente ao STF e nas áreas ao redor. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) desativou artefatos explosivos encontrados na praça.
Além das explosões em frente ao STF, outras ocorreram em um carro estacionado no Anexo IV da Câmara dos Deputados.
A Polícia Federal (PF) instaurou um inquérito para apurar as explosões.