Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Campeonato de Ruas da Baixada Fluminense chega ao fim neste sábado, 16/11, após seis meses de competição. Disputam o jogo decisivo os times Amigos do Campinho FC e Meninos da Vila FC. A última partida acontece a partir das 17h, no Campo da Baixada, na avenida Guaranás, bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus.
Paulo Harper, um dos coordenadores do torneio, destacou ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, que passados seis meses do início do campeonato, 215 partidas foram realizadas pela organização. Para ele, a sensação dos dez coordenadores da competição é de dever cumprido.
“A gente conseguiu, dentro daquilo que a gente programou, entregar para todos aqueles que participaram um sentimento de gratidão. Eles estão saindo de cabeça erguida. As duas equipes estão muito empolgadas. Para se ter uma ideia, na semifinal, cada equipe trouxe ônibus com torcida. Então, a nossa comunidade ficou de casa cheia”, disse o organizador.
Leia mais: Campeonato da Baixada Fluminense oferece a maior premiação em dinheiro do estado
A competição é conhecida na capital amazonense por sua organização, inovação e tecnologia. Cerca de 40 times de todas as zonas de Manaus e também do interior do estado, disputam no torneio a maior premiação em dinheiro de um campeonato amador do Amazonas: R$40 mil.
“Os comerciantes estão todos do nosso lado. A gente consegue movimentar a senhora da barraquinha de salgado, a barraquinha do cachorro-quente, a barraquinha do churrasco. Todos eles estão envolvidos na nossa competição. No final, a gente consegue envolver cada vez mais a nossa comunidade”, ressaltou o responsável.
O time vice-campeão levará R$ 10 mil. Os torcedores também poderão ser premiados com uma televisão de 32 polegadas, que será sorteada durante o evento.
Atualmente, o Campeonato da Baixada Fluminense conta com placar eletrônico, que exibe o tempo de jogo e os gols. Além disso, a equipe de arbitragem se comunica através de rádios e os atletas são reconhecidos por biometria facial.