Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A corrida pela prefeitura de Manaus tem gerado diferentes visões sobre o futuro da infraestrutura da cidade. Cada candidato apresenta soluções e projetos que prometem melhorar a mobilidade urbana, saneamento básico e a qualidade de vida da população.
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS fez um levantamento das principais propostas de infraestrutura dos candidatos.
1 – Alberto Neto (PL) prioriza soluções para destravar o trânsito e revitalizar a cidade, a exemplo do Programa Bairro Bom: projeto de urbanismo; Revitalização do Centro Histórico, com captação de recursos federais e parcerias privadas; e Transporte Hidroviário: uso de barcos para transporte de passageiros.
2 – Amom Mandel (Cidadania) foca em modernizar e melhorar o transporte público e a gestão de riscos em Manaus, como Concessão de Terminais e Abrigos de ônibus via parcerias público-privadas (PPP); Reestruturação do plano de mobilidade urbana; Mapeamento de áreas de risco; e Obras de infraestrutura.
3 – David Almeida (Avante), atual prefeito e candidato à reeleição se concentra em grandes obras viárias, como complexos viários para desafogar o trânsito em avenidas principais; e interligação de Bairros conectando áreas como o Parque 10 com as avenidas Efigênio Salles e Max Teixeira com o Turismo.
4 – Gilberto Vasconcelos (PSTU) adota um enfoque socialista para a infraestrutura: criação de uma empresa pública controlada por conselhos populares para gerenciar as obras da cidade, eliminando o superfaturamento; sugere a viabilidade de um projeto para a implantação de um metrô de superfície.
5 – Marcelo Ramos (PT) foca em dois pontos principais: revitalização do Centro Histórico, melhoraria da zeladoria urbana, organização do comércio informal e facilitar o investimento em imóveis do centro; e saneamento, com mapeamento dos esgotos despejados nos igarapés e a construção de estações de tratamento.
6 – Roberto Cidade (União) apresenta propostas também focando em melhoria no trânsito e promete realizar intervenções nas principais vias de Manaus; além disso, quer ampliar a rede de coleta e tratamento de esgoto, aumentando os índices de saneamento da cidade.
7 – Wilker Barreto (Mobiliza) apresenta uma proposta mais modesta: propõe reativar os Distritos de Obras para atender demandas locais de forma mais eficiente.