Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Os tradicionais santinhos, com o número de urna dos políticos, seguem como uma ferramenta essencial nas campanhas eleitorais. Em Manaus, os principais candidatos à prefeitura já investiram R$ 1,16 milhão nesse tipo de material desde o início da campanha, em 16 de agosto.
O atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que busca a reeleição, lidera os gastos com santinhos e materiais impressos. Segundo a prestação de contas parcial enviada à Justiça Eleitoral, no dia 13 de setembro, ele destinou R$ 471.935,00 para a produção de aproximadamente 4 milhões de santinhos, além de adesivos perfurados, praguinhas, folders e bandeiras. Parte desse material também foi destinado à campanha de seus aliados vereadores.
Leia também: Oposição a David Almeida comanda CPIs ‘dos Contratos’ e ‘da Semcom’
O deputado estadual Roberto Cidade (União) ocupa o segundo lugar no ranking de gastos, com R$ 426,83 mil investidos em 2,8 milhões de santinhos. Logo após, o ex-deputado Marcelo Ramos (PT) desembolsou R$ 117,34 mil para imprimir mais de 2 milhões de santinhos, adesivos e praguinhas.
Os demais candidatos optaram por gastos mais modestos. Amom Mandel (Cidadania) investiu R$ 96,5 mil em 1 milhão de santinhos entre outros materiais gráficos, enquanto Capitão Alberto Neto (PL) destinou R$ 51,4 mil para a impressão de quase 600 mil santinhos.
Gilberto Vasconcelos (PSTU) e Wilker Barreto (Mobiliza) não declaram gastos com publicidade em materiais impressos até o momento.