Gabriela Brasil – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Os rumos da possível candidatura do deputado federal Amom Mandel (Cidadania) à Prefeitura de Manaus serão definidos nesta quinta-feira, 11/1, durante reunião da federação PSDB e Cidadania. Ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, o senador Plínio Valério (PSDB) afirmou que o parlamentar já confirmou anteriormente que pretendia se lançar como candidato e busca no encontro a confirmação de Amom.
Apesar de Amom Mandel ter anunciado que não era candidato à Prefeitura de Manaus, a federação Cidadania e PSDB se articula para dar pavimento à candidatura do jovem parlamentar.
O senador Plínio Valério avalia que as declarações de Amom nas redes sociais não indicavam que ele descartou a possibilidade de ser candidato, mas diziam que ele “ele nunca declarou [que é candidato]”.
“Eu não o vi dizendo que não é candidato. Ele vem dizendo que nunca declarou, que estava pensando e quer ouvir as pessoas. Eu entendi assim, por isso há necessidade de uma conversa entre nós dois”, disse Plínio Valério.
Reunião
O diálogo entre os dois está marcado para a tarde desta quinta-feira. Ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, Plínio afirmou que precisa escutar com clareza a vontade de Amom de não querer ser candidato. Isso porque, o senador já ouviu, antes das declarações do deputado federal, que ele gostaria de disputar a Prefeitura de Manaus.
“Declaramos apoio do PSDB a ele por ele ser da federação. E como ele pontua bem e tem esse vigor de querer ser, eu não vejo incômodo nenhum ele ser o candidato e declarar que o PSDB estaria com ele”, afirmou Plínio Valério.
Conforme Plínio Valério, o PSDB declara apoio à Amom na corrida eleitoral para a Prefeitura de Manaus por ele ser da federação PSDB e Cidadania, e por ele ter “esse vigor de querer ser [prefeito]”.
“Essa conversa tem que começar sobre ele ser pré-candidato ou não. Se se ele não for pré-candidato a conversa não vai demorar nada. Agora se ele for pré-candidato e disser que é a conversa demora sim. Aí vamos ver como é que a federação anuncia isso”, declarou o senador
De acordo com o Plínio, o diálogo entre Cidadania e PSDB tem sido “bom”. Caso Amom não queira ser o nome da federação para a prefeitura, o PSDB vai reivindicar outro nome. O deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) já mostrou interesse pela pré-candidatura. Em um cenário sem Amom, os dois partidos precisariam entrar em um novo acordo.
“O Wilker que é do Cidadania demonstrou interesse. É um direito dele querer reivindicar a vaga sim. Mas caso Amom não queira ser candidato, o PSDB com certeza vai apresentar [um nome] porque essa é a orientação da executiva nacional. A gente abriu mão porque o Amon pontua bem na pesquisa. É o segundo colocado. Não tem porque atrapalhá-lo”, disse Plínio Valério.