Alita Falcão e Gabriela Brasil – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A partir de setembro, o Aeroporto Internacional de Manaus Eduardo Gomes, localizado na zona Oeste da cidade, será parcialmente fechado, com o cancelamento dos voos do período da manhã, para receber obras de reforma de suas pistas. Apesar do fechamento ter sido comunicado para as companhias aéreas desde o ano passado, a medida deve gerar transtorno aos usuários.
Segundo as informações fornecidas ao portal RIOS DE NOTÍCIAS pela própria assessoria do aeroporto, a partir do próximo mês o tráfego aéreo será fechado diariamente das 4h até as 12h, todos os dias, até janeiro de 2024, para permitir a realização das obras de reforma. As companhias aéreas foram notificadas e estão acompanhando o andamento das fases dos serviços para ajustarem suas operações e não vender passagens aéreas para voos nesse período e horário. Nos demais horários, o funcionamento seguirá normalmente.
Mas, na prática, as coisas não estão funcionamento bem assim. A reportagem conversou com algumas pessoas que informaram que possuem passagens emitidas para o mês de setembro, com partida no período da manhã, justamente quando ocorrerá o fechamento do aeroporto devido à reforma da pista.
Com duas passagens para São Paulo, a ativista Miriam Pereira, de 40 anos, é uma das pessoas que tem viagem marcada pela manhã em setembro. Conforme Miriam, ela não foi avisada pela companhia área a respeito das obras na pista do aeroporto Eduardo Gomes e da suspensão de voos nesse período.
“Como passageiros precisamos de esclarecimentos para a gente se programar. Devia ter sido avisado bem antes, e não agora em cima da hora. Passagens estão compradas. As empresas vão ter que dar um jeito. Isso prejudica, com certeza”
Miriam Pereira, ativista
Outra pessoa com viagem programada para setembro foi *Luiz Roberto, de 53 anos. “Vou procurar a companhia aérea para saber se vão remarcar a viagem. Até agora não entraram em contato comigo”.
A assessoria do aeroporto de Manaus não informou, nem deu previsão, de quantos voos devem ser cancelados no período de fechamento parcial das pistas por conta das obras de recuperação. A depender das medidas adotadas pelas empresas aéreas, poderá resultar em uma sobrecarga de voos nos demais horários e, claro, em prejuízos aos usuários.
Impacto em voos locais e internacionais
O RIOS DE NOTÍCIAS entrou em contato com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) para saber se as companhias possuem um plano para evitar transtornos aos clientes. No entanto, a associação respondeu apenas que não faz parte do seu estatuto direcionar “estratégias comerciais ou operacionais das associadas”.
O fechamento do Aeroporto Internacional de Manaus Eduardo Gomes, das 4h às 12h todos os dias em setembro, terá impacto direto nos voos aos municípios do interior do Amazonas, que normalmente são realizados no período da manhã, e também nos voos internacionais. A Abear não respondeu à reportagem se os voos para o interior do Estado foram remanejados ou cancelados.
Em rápida pesquisa no site da Latam Linha aéreas, que opera os voos internacionais Manaus-Miami, foi possível constatar que a companhia continua a vender normalmente passagens para o mês de setembro, por exemplo, mesmo que alguns voos de volta sejam atingidos pelo fechamento. Até a data de publicação desta matéria, também não havia nenhum comunicado no site da empresa sobre mudanças nos horários de voos por conta de obras no aeroporto de Manaus.
Também foram consultados os voos internacionais Manaus-Fort Lauderdale, na Flórida, oferecido pela Azul Linha Aéreas, mas nenhum das opções disponíveis será impactada pelo fechamento do aeroporto.
Leia a íntegra da nota enviada pela assessoria do aeroporto Eduardo Gomes:
“O Aeroporto de Manaus informa que as melhorias de infraestrutura, previstas em contrato de concessão com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), são necessárias para o aeroporto e estão sendo realizadas por etapas, com todo o cuidado para que tenha o menor impacto possível sobre os usuários. As obras precisam ser realizadas levando em conta o período em que se tem menos chuvas em Manaus para haver maior qualidade e segurança na operação. O cronograma de obras foi definido em alinhamento com as companhias aéreas e diversas outras associações e entidades envolvidas.
O objetivo é garantir a continuidade operacional, mais segurança e conforto aos passageiros. As intervenções na pista de pousos e decolagens ocorrerão de maneira faseada, utilizando sempre o período de menor frequência de voos para assegurar o fluxo de passageiros na capital do Estado. Na primeira fase, já em andamento, as obras ocorrem durante as operações regulares. Já na fase final, quando ocorrerão obras no meio da pista, será necessário suspender parcialmente as operações no período de 4h às 12h. Nos demais horários, as atividades seguirão normalmente”.
* Nome fictício para preservar a fonte que não quis ser identificada