Lauris Rocha e Ana Clarissa
PARINTINS (AM) – Em contagem regressiva para o início do 57° Festival Folclórico de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, o alegorista do Boi Caprichoso, Algles Ferreira, conversou com exclusividade com a Rádio RIOS FM e o Portal RIOS DE NOTÍCIAS, nesta sexta-feira, 28/6, sobre a alegoria do ritual Mothokari, que promete surpreender e emocionar a nação azulada com inovação.
A toada Mothokari do boi Caprichoso foi cantada com muito entusiasmo durante os ensaios técnicos do bumbá, na Ilha da Magia.
“O Caprichoso vem trazendo uma cenografia realmente diferenciada, uma alegoria e um ritual que a gente pensou com muito efeito. Como Mothokari é libertada pelo sol e vem pegando fogo, então ela vai incendiar o ritual”, adiantou.
Leia também: Boi Caprichoso revela projeto que será apresentado no Bumbódromo
O alegorista Algles Ferreira disse que pensou em cada detalhe, tanto na cenografia quanto nos efeitos. “Nosso presidente não mediu esforços em trazer tudo o que a gente pensou e imaginou. A nossa ideia é realmente impactar com essa cenografia de destruição”.
O garimpo ilegal e suaS consequências devastadoras para a Amazônia são um alerta para a humanidade. “O garimpo e toda essa destruição que os garimpeiros causam no nosso ambiente liberta Mothokari, e para acalmar só um poderoso pajé que pede força. Mothokari está do lado dos Yanomami, mas ele não vai escolher, vai queimar tudo, até que o pajé faz um voo para acalmar Mothokari”, explicou.
Claro que nem tudo pode ser revelado por Algles Ferreira, mas o alegorista do Boi Caprichoso disse que tem trabalhado bem a parte da cenografia. Este ano as alegorias estão muito mais coloridas, com muito amarelo e verde para melhorar a visão do público dentro da arena.
Neste 57° Festival tudo indica que a maioria das alegorias se apresentam em uma penumbra, então se você tem uma cor fluorescente e usa as luzes, o efeito visual fica encantador. “Há um diálogo entre o Conselho de Arte e o presidente [Rossy Amoedo]. O presidente não mediu esforço para trazer tintas maravilhosas e de qualidade para que esse efeito fosse dado“, disse.
De acordo com o alegorista, todos os artistas se empenharam muito em botar essas cores estratégicas, visto que irá trazer um diferencial na arena, permitindo ao Caprichoso realizar um grande espetáculo neste Festival.