Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Chegou o dia tão aguardado pelas torcidas dos bois Caprichoso e Garantido. Nesta segunda-feira, 1º de julho, acontecerá a grande apuração e leitura das notas pelos jurados do Festival Folclórico de Parintins. O evento está marcado para as 14h no Bumbódromo da ilha.
Após as três noites de apresentações na famosa arena do maior espetáculo a céu aberto do mundo, será lido as notas que consagrará o novo campeão do Festival. Ou seja, o boi-bumbá que acumular o maior número de pontos na soma de todos os blocos durante as três noites será o vencedor.
Leia também: Bumbódromo é um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, neste domingo, 30
Neste ano, o boi Caprichoso busca o tricampeonato seguido, esse pode ser seu 26º título na história da disputa. Enquanto o boi Garantido conta com a raça para tentar vencer o Festival de 2024, algo que não acontece desde 2019. Caso vença, esse será seu 33º título.
Quem são os jurados?
A Comissão Julgadora do evento é composta por um total de dez membros especializados em diversas áreas, incluindo música, dança, antropologia, arte-educação, teatro, literatura, história, produção musical, cultura afro e cultura indígena. Cada bloco de jurados (A, B e C) conta com três especialistas.
Na presidência da comissão, Beto Brandão encabeça o grupo. Seguidos de Chico Saraiva, Ferran Tamarit, Marco Scarassat, Sergio Torrente, Reonaldo Manoel Gonçalves, Liana Gesteira, Ana Caroline Amorim, Camila Uchoa, Carolina Martins. O riosdenoticias.com separou mais detalhes sobre os jurados do Festival em reportagem publicada em 24 de junho.
Quais são os itens?
Os bois de Parintins são julgados pelos jurados de acordo com o desempenho dos itens, atribuindo notas que variam de 0 a 10, podendo incluir casas decimais para precisão máxima das performances dos bois-bumbás. Vale destacar que ambos os jurados são especialistas em cultura e tradições folclóricas.
Saiba quem são os 21 itens que compõe os bois, todos divididos em bloco A (Comum/Musical), bloco B (Cênico/Coreográfico) e bloco C (Artístico). Veja a lista completa abaixo:
Bloco A – Comum/Musical
- Item 01 – Apresentador
- Item 02 – Levantador de Toadas
- Item 03 – Batucada / Marujada
- Item 06 – Amo do Boi
- Item 11 – Toada (letra e música)
- Item 19 – Galera
- Item 21 – Org. Conj. Folclórico
Bloco B – Cênico/Coreográfico
- Item 05 – Porta-Estandarte
- Item 07 – Sinhazinha da Fazenda
- Item 08 – Rainha do Folclore
- Item 09 – Cunhã-Poranga
- Item 10 – Boi-Bumbá (evolução)
- Item 12 – Pajé
- Item 20 – Coreografia
Bloco C – Artístico
- Item 04 – Ritual Indígena
- Item 13 – Povos Indígenas
- Item 14 – Tuxauas
- Item 15 – Figura Típica Regional
- Item 16 – Alegoria
- Item 17 – Lenda Amazônica
- Item 18 – Vaqueirada
Nove itens são individuais, sendo eles: Apresentador, Levantador de Toadas, Porta-Estandarte, Amo do Boi, Sinhazinha da Fazenda, Rainha do Folclore, Cunhã Poranga, Pajé e Boi Bumbá Evolução.