Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A operação “Cavalo de Aço”, realizada nesta terça-feira, 18/2, teve como alvo, motociclistas sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e motos irregulares, com 598 abordagens, 102 autuações e 14 remoções na avenida Nathan Xavier, bairro Novo Aleixo, zona Norte da capital amazonense.
As motocicletas sem documentação e com equipamentos irregulares foram apreendidas pelos agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e levadas para um parqueamento no Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul.
Leia também: Dupla é perseguida após furar blitz e tem motos apreendidas em Manaus
O objetivo da operação foi aumentar a segurança no trânsito e combater práticas ilegais, como a condução sem CNH, veículos em mau estado e transporte irregular de passageiros. A ação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal e do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran).
Entre as infrações detectadas estavam motos sem documentação, uso de calçados impróprios, licenciamento atrasado e transporte de mais de duas pessoas. Jean Marques, representante comercial, apoiou a ação, destacando que a fiscalização contribui para um trânsito mais seguro.

Jean Marques, representante comercial, apoiou a ação, destacando que a fiscalização contribui para um trânsito mais seguro. “Infelizmente, ainda há muitos motoqueiros imprudentes que não respeitam as normas. Com o aumento da fiscalização, os irregulares terão mais temor de sair às ruas e, assim, será possível melhorar o trânsito da cidade”, destacou.
Um motociclista foi autuado e teve sua moto apreendida por tentar furar a fiscalização, além de estar com pneus completamente desgastados.
Segundo Stanley Ventilari, diretor de Operações do IMMU, o objetivo é garantir a segurança no trânsito e reduzir os acidentes envolvendo motociclistas.
“Estamos aqui justamente para tornar o trânsito mais seguro, principalmente aos motociclistas que têm ocasionado muitos acidentes, inclusive com vítimas fatais na cidade. Nosso objetivo é disciplinar esse tipo de condutor, para que a gente não tenha maiores transtornos”, explicou Ventilari.