Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A Defesa Civil do Amazonas alerta a população nesta sexta-feira, 12/4, sobre a intensa chuva que vem castigando a capital e municípios vizinhos. Ocorrências foram registradas em diferentes zonas da cidade.
Em Manaus, a situação se agravou com o registro de um acidente na avenida Umberto Calderaro, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul. Um carro capotou durante a manhã, por volta das 6h30, enquanto o motorista tentava acessar a alça que leva à avenida Efigênio Salles. Apesar do susto, o condutor saiu ileso, mas o veículo sofreu danos materiais.
Agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) estiveram no local para coordenar o trânsito e auxiliar na remoção do carro capotado, que interditou parcialmente a rua.
O instituto também alertou os motoristas para redobrarem a atenção devido às condições adversas da pista, provocadas pela chuva intensa e pela falta de visibilidade.
Além disso, a forte chuva também afetou outras áreas da cidade, como a Rua Rio Gregório, no bairro Armando Mendes, zona Leste de Manaus. Nessa localidade, a rua ficou completamente alagada, impedindo a visualização de buracos e colocando em risco os motoristas. Um carro quase caiu em um igarapé devido à falta de visibilidade e à pista escorregadia.
A previsão é de que a chuva persista nas próximas horas, aumentando os riscos de alagamentos e deslizamentos de terra.
Volume de chuva
Os registros dos pluviômetros no portal do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) revelaram que na estação de Mauazinho (zona Leste), foram 56.95mm; na Redenção (zona Centro-Oeste), precipitação atingiu 35.82mm; e no Igarapé do Mindu, as marcas registraram 35mm.
No município de Manacapuru, a 100 quilômetros de Manaus, a estação daquela região registrou 57.76 mm de chuva.
Acumulado de chuvas ou precipitação é o resultado da soma dos valores registrados de precipitação em um determinado período de tempo, que pode variar de minutos a meses, e para uma área específica, que pode ser desde um posto meteorológico até um país inteiro. Esse indicador é fundamental para avaliar o volume de chuva que caiu em determinada região em um determinado período.
No caso específico de Manaus e Manacapuru, nas últimas 24 horas, o acumulado de precipitação foi superior a 30mm, o que é considerado acima do normal para a região.
O volume de chuva trouxe impactos significativos, como alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra, especialmente em áreas urbanas. Portanto, é importante que a população esteja atenta aos alertas da Defesa Civil e siga as orientações do órgão.