Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O bairro Redenção, na zona Centro-Oeste da capital amazonense, e o município do Careiro Castanho, a 124 quilômetros de Manaus, foram atingidos por uma chuva de granizo nesta quinta-feira, 26/9.
Em vídeos compartilhados por moradores, é possível ver uma forte chuva, com pequenas pedras de granizo, caindo na área externa de uma residência no conjunto Hileia. Já no Careiro Castanho as pedras surgem em maior quantidade e intensidade.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as altas temperaturas e a fumaça de queimadas na cidade podem contribuir para ocorrer esse fenômeno.
Leia também: Seca atinge 561 mil pessoas no Amazonas e escancara prejuízos
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS conversou com a meteorologista Andrea Ramos, do Inmet, sobre as causas da chuva de granizo, e qual a relação com as altas temperaturas que afeta a cidade.
Segundo Andrea, as causas variam entre calor e umidade. “É um período que aumenta essas estabilidades e, com isso, vocês têm aquela formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical.”
Essas nuvens, mais conhecidas como “nimbus”, são formações mais baixas, geralmente escuras e provocadoras de chuvas. “Dentro pode ser encontrado granizo. Como está muito quente e a umidade muito alta, favorece você ter o vento primeiro e em alguns pontos ter rajadas“, explica a especialista.
Apesar disso, a meteorologista Andrea Ramos enfatiza que assim como essas nuvens se formam de maneira célere, elas chegam a dissipar rapidamente.