Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Diversos pontos de alagamento foram registrados na manhã desta terça-feira, 10/12, devido à forte chuva que atingiu a cidade de Manaus. O alerta para o Amazonas é de chuvas intensas com ventos que podem atingir entre 40 e 60 km/h.
De acordo com vídeos que circulam nas redes sociais, várias ruas ficaram alagadas. Nas proximidades da avenida Tefé, no bairro Japiim, casas ficaram parcialmente submersas, prejudicando moradores e comerciantes da região.
Outro ponto de alagamento foi nas redondezas da praça dos cocos, no bairro Ponta Negra, onde o nível da água subiu consideravelmente, dificultando o trânsito local e exigindo maior atenção dos motoristas.
Leia também: Diretor-presidente do Ipaam é afastado após operação da Polícia Federal
Já no trecho conhecido como V8, localizado na avenida Efigênio Salles, na zona Centro-Sul, foi registrado um acidente de trânsito. Um motociclista acabou debaixo de um ônibus do transporte coletivo após uma colisão, em decorrência das condições da pista.
Chuvas intensas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um “alerta amarelo” válido desta terça-feira, 10, até quarta-feira, 11, para o estado do Amazonas. O aviso prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos de 60 a 100 km/h.
Há risco de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. A temperatura máxima para o período não deve passar dos 29°C.
As chuvas com maior intensidade devem ocorrer nas calhas do Alto Rio Negro; Alto e Médio Solimões; Juruá; Alto e Médio Purus; Alto e Médio Madeira, o que pode ocasionar um perigo em potencial devido a ventania.