Nayandra Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A chuva que foi registrada em Manaus na manhã deste sábado, 4/1, causou diversos transtornos, deixando bairros da cidade sem energia elétrica e afetando também os municípios da Região Metropolitana da capital, Manacapuru e Iranduba.
De acordo com os dados das estações pluviométricas no Amazonas, divulgados pela Defesa Civil, a chuva acumulada nas últimas seis horas alcançou 35,17 mm no bairro Santa Etelvina e 36,20 mm na região do Igarapé do Quarenta. Os registros, feitos pelo portal CEMADEN, são das 08h01min de hoje.
Moradores relataram que o fornecimento de energia foi interrompido logo após o início do temporal. Entre os bairros mais afetados em Manaus estão Santa Etelvina, Aleixo, Alvorada, Praça 14, Ponta Negra e Planalto.
Em nota, a concessionária Amazonas Energia informou que o problema foi causado pelo desligamento de uma linha de transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN). “No momento, Manaus enfrenta condições climáticas adversas, com grande incidência de descargas atmosféricas”, destacou a empresa.
A concessionária afirmou ainda que aguarda orientações do Operador Nacional do Sistema (ONS) para iniciar a recomposição do fornecimento de energia.
Enquanto isso, a Defesa Civil segue em alerta, monitorando a situação e orientando a população a redobrar os cuidados durante o período de chuvas intensas.