Gabriel Lopes – Rios de Notícias
PARINTINS (AM) – O governador do Amazonas, Wilson Lima (União), revelou com exclusividade à REDE RIOS DE COMUNICAÇÃO, nesta quinta-feira, 27/6, detalhes sobre o que se pode esperar do 57° Festival Folclórico de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus. O político também falou sobre a ampliação do Bumbódromo.
Em entrevista ao Jornal da Rios, da Rádio RIOS FM 95,7, o governador falou sobre a possibilidade de amplianção do Bumbódromo, palco dos bois Caprichoso e Garantido. “O ciclo do Bumbódromo já chegou ao fim. Como a gente diz de forma pragmática e objetiva, ele já deu o que tinha que dar. A gente precisa dar um outro passo”, revelou Wilson Lima, que trará mais detalhes sobre o assunto em coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 28.
Wilson Lima destacou que mais um festival grandioso está sendo montado, em um processo de resgate do evento após a pandemia de Covid-19. Ele ressaltou sobre o processo de crescimento do Festival Folclórico de Parintins nos últimos três anos.
“A gente já vem a algum tempo trabalhando para que a festa possa transcorrer dentro da maior normalidade possível […] e a gente tá muito preparado aqui, com uma equipe muito grande, sendo aproximadamente duas mil pessoas só do Governo do Estado, incluindo Segurança, Saúde, Meio Ambiente, Cultura, Turismo, Assistência Social, enfim, uma série de secretarias para que tudo saia dentro do esperado”, detalhou o governador.
Opções culturais e turísticos
O governador falou sobre uma série de eventos paralelos ao festival, que serão realizados na Ilha Tupinambarana, além de espaços culturais e turíscos para recepcionar o público presente em Parintins.
“Por toda a ilha, o Governo do Estado montou estruturas como Fun Fest. Nós temos o nosso tradicional Turistódromo, que fica na Catedral, sendo um ponto estratégico que concentra o pessoal do artesanato e uma série de outras ações que são importantes para movimentar a economia do município”, disse Wilson Lima.
Nesta quinta-feira, 27, Wilson Lima entregou triciclos reformados e uniformes para tricicleiros que vão atuar no 57º Festival de Parintins. Ele entregará a revitalização do Aeroporto Júlio Belém, além de quatro ramais pavimentados e máquinas purificadoras de água, que vão atender os turistas que estiverem na ilha nos próximos dias.
O Festival de Parintins impulsiona o crescimento de emprego e renda na Ilha Tupinambarana. Este ano, por meio de trabalhos coordenados pelo Governo do Amazonas, o espetáculo deve gerar 2,4 mil empregos diretos e 24 mil indiretos. Os bois Caprichoso e Garantido, juntos, geram aproximadamente 5 mil empregos diretos. Já a perspectiva de movimentação econômica para 2024 é de R$ 160 milhões.