Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Com o tema “Cidades Inteligentes”, a 7ª edição da Feira de Inovação Tecnológica Inov@tech, organizada pelos cursos de Tecnologia e Computação do Centro Universitário Fametro, ampliou sua estrutura e agora acontece no Manaus Plaza Shopping. O evento tem como objetivo apresentar soluções para a transformação da vida urbana, com foco em mobilidade, saúde e sustentabilidade.
Ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, o diretor administrativo do Grupo Fametro, Dr. Wellington Junior, destacou que o Inov@tech teve início nas salas de aula dos cursos de Tecnologia. “Após sete anos, a Fametro se tornou ‘pequena’ para o evento”, salientou.
“Por isso, decidimos realizá-lo no Centro de Convenções do Plaza, devido ao aumento no número de alunos participantes e à qualidade dos projetos apresentados. Os estudantes agora desenvolvem soluções para melhorar o cotidiano das pessoas em cidades como Manaus. Para nós, é motivo de orgulho financiar eventos como este“
Dr. Wellington Junior, diretor administrativo do Grupo Fametro
Na ocasião do evento, a pró-reitora do Centro Universitário Fametro, Cinara Cardoso, ressaltou que o evento oferece aos alunos a oportunidade de aplicar na prática o que aprendem em sala de aula. “O tema ‘Cidades Inteligentes’ aborda justamente a sustentabilidade e qualidade de vida, com a tecnologia como ferramenta“, frisou.
“Alguns alunos, inclusive, criaram empresas a partir dos seus projetos e se tornaram empreendedores. Tudo isso é o reflexo do aprendizado, com a sociedade conhecendo os grandes projetos da maior feira de tecnologia da Amazônia”
Cinara Cardoso, pró-reitora do Centro Universitário Fametro
Dentre os projetos, destaca-se o ‘Semáforo Inteligente‘, que utiliza tecnologias avançadas para otimizar o tráfego urbano em Manaus. O estudante de Engenharia da Computação, Freddy Puse, explicou que o sistema utiliza semáforos acionados por Inteligência Artificial e o modelo de detecção de objetos YOLO.
“Instalaremos câmeras para identificar a quantidade de veículos e pedestres aguardando para atravessar a rua. O semáforo ajusta automaticamente os tempos de luz vermelha e verde, ajudando a evitar congestionamentos“, explicou o aluno responsável pelo projeto.
A feira conta com a participação de acadêmicos, professores e profissionais do setor, com a troca de experiências e aprendizado. Os coordenadores Aline Melo e Pablo Elleres destacaram que o objetivo da Inov@tech é incentivar a criação de soluções para problemas urbanos recorrentes.
O evento contará com a presença de mais de 2 mil alunos dos cursos de Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Software, Engenharia da Computação e Ciência da Computação.