Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O bairro Redenção, na zona Centro-Oeste de Manaus, foi palco de uma tragédia, neste domingo, 19/1, causada por um deslizamento de terra após forte chuva. Três casas foram destruídas, deixando vítimas feridas e desaparecidas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), uma vítima foi resgatada com vida da primeira residência e encaminhada para um hospital. Já na segunda casa, quatro pessoas estavam presentes: os pais, Jeferson Araújo Pereira, 32, e Juliane Amorim, 23, a filha de 8 anos, além do irmão de Juliane, identificado como Matheus.
Três pessoas foram resgatadas com vida, mas a criança e o pai seguem desaparecidos. De acordo com informações da família, Juliane teve a perna amputada durante o resgate.
Leia também: Deslizamento de terra em Manaus destrói casas e deixa moradores soterrados no bairro Redenção



Moradores relataram momentos de desespero. Um vizinho, que preferiu não se identificar, contou à equipe do Portal RIOS DE NOTÍCIAS que acordou com o barulho. “Meu filho escutou a zoada, e eu fui ver o que era. Quando cheguei lá, vi aquela erosão enorme no barranco e as pessoas gritando por socorro. A gente pensou que fosse algo natural, como uma queda de árvore, mas era muito pior”.
Antes mesmo da chegada das equipes de resgate, vizinhos e familiares tentaram ajudar. “Os próprios moradores removeram as pessoas com vida. Depois de algum tempo, os bombeiros chegaram e começaram a cavar, com cães farejadores para continuar a busca”, completou o morador.
Outro relato marcante foi de Gerson, que ainda aguardava notícias de seus familiares soterrados no local. “Eu não tenho palavras. Creio que meu cunhado e minha sobrinha não sairão dessa. Só peço que o poder público olhe mais por nossa comunidade. Isso não é de hoje que acontece, e uma vida perdida não pode trazer de volta”.
O prefeito em exercício, Renato Júnior (Avante), que esteve no local, explicou o que pode ter causado o acidente. “Essa foi uma erosão causada por uma ligação clandestina de água feita por um morador na rua de cima. Essa intervenção irregular acabou umedecendo todo o terreno, e, com a chuva de ontem, ocorreu o desmoronamento. Portanto, não foi uma erosão convencional como as demais que costumamos observar”, afirmou.
Operação de resgate
Até o momento, o CBMAM destacou 58 profissionais para atuar no local, incluindo especialistas em estruturas colapsadas e cães farejadores. Outras pessoas que não foram soterradas, mas ficaram feridas, foram encaminhadas para hospitais da cidade.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), quatro vítimas foram atendidas: uma já recebeu alta e as demais permanecem internadas em estado estável.
A Prefeitura de Manaus, por meio da Defesa Civil e outras secretarias, anunciou medidas emergenciais, como a inclusão das famílias em programas de aluguel social e a garantia de moradia nas futuras unidades habitacionais municipais.
Enquanto o governo estadual e municipal reforçam o apoio às vítimas, moradores da região pedem atenção redobrada às condições de infraestrutura local, temendo novas tragédias.