Júnior Almeida – Rios de Notícias
BRASÍLIA (DF) – O filme O Último Azul, venceu nesse sábado 22/2, o Urso de Prata do Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim, mais conhecida como Berlinale. A obra do cineasta brasileiro Gabriel Mascaro, gravada em Manaus, Manacapuru e Novo Airão, tem em seu elenco os atores amazonenses Adanilo e Rosa Malagueta.
Em entrevista ao programa “Vumbora”, da Rádio RIOS FM 95,7, apresentado pela jornalista Mazé Mourão, o ator Adanilo comentou sobre o resultado da premiação. “O Berlinale, na minha opinião, é um dos maiores festivais de cinema do mundo. Nosso filme foi rodado aqui no Amazonas. Mas a melhor notícia de hoje é que nós saímos premiados. Hoje teve a cerimônia de premiação lá em Berlim e nós ganhamos o Urso de Prata, que é o prêmio concedido pelo júri“, compartilhou o amazonense.

Por meio de suas redes sociais, a atriz Rosa Malagueta, que está em Berlim, celebrou a conquista do filme e agradeceu ao povo do Amazonas, e de sua terra natal Tabatinga, a 1.114 quilômetros da capital amazonense.
“Eu ‘tô’ muito feliz, muito feliz da gente estar sendo reconhecido mundialmente. Tenho certeza que o ‘Último Azul’ vai ganhar muitos prêmios ainda. Quero agradecer a todas as pessoas do Brasil, principalmente de Manaus, do Amazonas, de Tabatinga, da minha terra, né? A gente mostrou o nosso povo pro mundo todo ver“, reiterou.
Além dessa premiação, o longa também conquistou o Prêmio do Júri Ecumênico e o Prêmio do Júri de Leitores do Berliner Morgenpost. O filme foi elogiado pela crítica e pelo público, sendo descrito como uma “joia de esperança” ao abordar temas como envelhecimento, autodeterminação e amizade em um futuro distópico na Amazônia.
Enredo
A trama acompanha Tereza, uma mulher de 77 anos interpretada por Denise Weinberg, que luta para realizar seu último desejo antes de ser exilada para uma colônia habitacional destinada a idosos.
O elenco conta ainda com Rodrigo Santoro, Adanilo, Miriam Socarrás e Clarissa Pinheiro. A produção é uma parceria entre Brasil, México, Chile e Holanda, e tem previsão de lançamento nos cinemas brasileiros ainda em 2025
Já o Urso de Ouro, prêmio principal do festival, foi concedido ao filme norueguês Dreams (Sex Love), do diretor Dag Johan Haugerud. O longa aborda o despertar sexual de uma jovem mulher e é a última parte da trilogia do cineasta sobre intimidade emocional e física.
Acompanhe a entrevista completa: