Redação Rios
BRASÍLIA (DF) – Os 32.260 candidatos reintegrados ao Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) já podem conferir os resultados finais das provas objetivas a partir desta segunda-feira, 25/11, na página oficial do concurso.
A mudança ocorre em razão do acordo judicial firmado, na última quinta-feira, 21/11, entre a União, o Ministério Público Federal e a Fundação Cesgranrio, banca examinadora do certame.
O candidato consulta sua situação atualizada na Área do Candidato, com Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha cadastrados no portal do governo federal, o Gov.br. As notas finais das provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos na parte “Resultados e convocações” e, em seguida, o participante deve clicar em “Consultar Situação” para acessar a nota para cada um dos cargos inscritos.
No sistema de inscrições, cada candidato terá acesso a uma tela que explicará as situações possíveis: sem alteração, com alteração e alteração com envio de títulos.
Critérios de aprovação
De acordo com os editais dos oito blocos temáticos, os candidatos que não atingirem a nota mínima nas provas objetivas em quaisquer dos cargos indicados no ato da inscrição, estarão eliminados e, consequentemente, não terá a prova discursiva ou a redação corrigida.
Nos blocos temáticos de 1 a 7, para cargos de nível superior, as provas de conhecimentos gerais e específicos exigem o mínimo de 40% de acertos.
As provas objetivas tiveram 70 questões de múltipla escolha, compostas de 20 questões de conhecimentos gerais, de caráter eliminatório e classificatório, com 50 questões de múltipla escolha de conhecimentos específicos.
Já no bloco número 8, para cargos de nível médio, o candidato deve ter o aproveitamento mínimo de pelo menos 30% de acertos, ou seja, acertar seis questões. As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, tiveram 60 questões, sendo 20 de múltipla escolha de conhecimentos gerais e outras 40 de conhecimentos específicos.
Informes
No site do concurso, uma mensagem do tipo pop-up aparece para informar os candidatos que o cronograma do concurso e que o processo seletivo têm novas datas, conforme tabela abaixo.
Novo Cronograma CNU
- Resultados das provas objetivas – 25/11
- Envio de títulos – 04 e 05/12
- Divulgação das notas preliminares das provas discursivas e redações – 09/12
- Pedidos de revisão de notas – 09 e 10/12
- Resultado dos pedidos de revisão – 20/12
- Convocação de verificação da condição de candidato negra – 23/12
- Perícia médica (candidatos com deficiência) – 06 a 10/01
- Verificação da condição de candidatos negros e indígenas – 11 e 12/01
- Resultado preliminar da avaliação de títulos – 15/01
- Prazo de recurso (avaliação de títulos) – 15 e 16/01
- Resultado preliminar da veracidade da autodeclaração (negros, indígenas e com deficiência) – 17/01
- Prazo de recurso do resultado preliminar da autodeclaração – 17 e 18/01
- Resultado dos pedidos de revisão das notas (avaliação de titulos) – 11/02
- Resultado dos pedidos de revisão de veracidade da autodeclaração – 11/02
- Resultado final do concurso – 11/02
Os candidatos que tiveram a situação alterada receberam um e-mail da Fundação Cesgranrio. A mensagem menciona o acordo judicial que possibilitou a reintegração de candidatos, informa para acesso aos sites da fundação e do MGI e telefone de contato.
*Com informações da Agência Brasil