O imprevisto que adiou a visita do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) do início de setembro para o final do mês pode ser a carta na manga que garantirá o passaporte do Capitão Alberto Neto (PL) para o segundo turno.
A verdade é que as pessoas estão mais preocupadas com os desafios do dia a dia (dinheiro não cai do céu, nem de político). Em outras palavras, ainda não estão pensando em eleições.
Nas pesquisas recentes, sejam elas da Big Data, da Futura ou da Perspectiva, o número de indecisos que ainda não sabem em quem vai votar beira os 40%.
Esse grande contingente pode mudar o resultado de qualquer eleição. Basta um estímulo para que esses eleitores adormecidos tomem uma decisão.
Bolsonaro chega no sábado, dia 28, apenas uma semana antes do primeiro turno das eleições. A motociata e o comício na Arena da Amazônia podem ser o pontapé inicial para que a população de Manaus perceba que chegou o momento de escolher em quem votar para prefeito.
Em uma capital conservadora, que dedicou mais de 60% dos votos a Bolsonaro no segundo turno de 2022, uma virada em favor da candidatura do deputado federal Alberto Neto não é apenas possível, mas também mais que razoável.
Só o tempo dirá.