Pesquisar
Close this search box.

RIOS FM 95,7 AO VIVO

RIOS FM 95,7 AO VIVO

O Dia (a dia) dos Professores: só entende quem vive

Mais um 15 de outubro. É o meu décimo atuando nesta nada fácil (tampouco glamourosa) missão de ser professor.

Sempre que me perguntam o motivo dessa escolha, penso em algumas respostas, mas uma sempre será a mesma: tive as melhores e não tão boas inspirações.

Hoje, atuando, enalteço ainda mais os primeiros e não julgo os últimos. Ser professor é algo que só se compreende vivenciando.

E para quem pensa que é fácil…

Enquanto escrevo este artigo, pelo menos uma centena de provas me aguardam para correção. Cada uma com pelo menos dez questões a serem avaliadas. Depois disso, então, o lançamento de notas no sistema.

Falo acima de só uma parte desse desafio. Soma-se a isso, o preparo de aulas, com pesquisa e organização dos conteúdos, além de leituras, planejamentos e um sem-número de “tira-dúvidas” que surgem em todas as mídias.

…pode ser ainda mais difícil.

Entre outros fatores que considero desafiadores, para ficarmos em um exemplo: diferentes reflexos das criações familiares.
Na mesma sala um(a) aluno(a) entra pedindo licença e cumprimentando professor e colegas, enquanto outro(s) abrem a porta – ignorando a presença do professor – e agem/falam como se estivessem em um ambiente qualquer que não exigisse um comportamento, no mínimo, respeitoso.

Não é fácil, mas pode ser satisfatório

Em uma década como professor, com experiências boas e ruins (aqui é mais uma autocrítica sobre meu entendimento dessa experiência), há algo que de fato não se pode medir: o reconhecimento / agradecimento vindo de algum ex-aluno(a).

Nesse tempo lecionando para futuros profissionais da profissão que me formei, já tive muitas gratas oportunidades de ver o sucesso de quem ainda insiste em me chamar de professor, mesmo sendo colegas de trabalho.

Muito provável, aliás, que metade dos que me seguem aqui sejam ou tenham sido meus alunos.

E que alegria quando esse ciclo se completa, afinal o sucesso desses (ex-)alunos é um pouco nosso também.

Ser professor me permitiu/permite conhecer muita gente dedicada, talentosa e acompanhar a transformação de seus sonhos em realidade e presenciar histórias de superação, como aconteceu comigo.

Neste Dia dos Professores, em meio as justas e merecidas homenagens a cada um que fez/faz a diferença na vida de alguém (e na minha), lutando por um mundo e pessoas melhores, minha mensagem é:

Um(a) professor(a) faz a diferença. É, por meio dele, que é preciso reconhecer que a Educação abre portas, janelas e clareia o horizonte de possibilidades.

São esses profissionais – por vezes tão desvalorizados e desacreditados (quisera o desafio fosse “só” lecionar) – os guias responsáveis no caminho até o sucesso.

Felizes dias – com paciência e resiliência – aos que ensinam aprendendo e aprendem ensinando. Nesse tempo que estou em sala como professor, não deixei de ser aluno (especialização, mestrado, formações complementares…)

Inúmeros obrigados aos professores, hoje colegas, que tanto me inspiraram (e ainda inspiram) e agradecimentos também aos alun@s que tive/tenho. Mais que ensinar, sempre aprendo e levo isso para a vida e para as próximas aulas.

Ah, se chegou até aqui, aproveita nos comentários e marca com uma mensagem aquele professor(a) que marcou sua vida.

Rádio: um velho amigo, uma sempre atual mídia

plugins premium WordPress

Add New Playlist