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Pecados da Comunicação Interpessoal: a evocação de testemunhas

Evocar testemunhas no processo comunicacional significa mencionar nome de terceiros para validar seus argumentos, posicionamentos e críticas. Este hábito de evocação de testemunhas na vida de algumas pessoas, por vezes, nem tem intenções depreciativas, outras vezes, sim.

O impacto da evocação de testemunhas é ainda mais desagregador quando estamos em um diálogo de feedback de críticas. Neste contexto, ainda que nossa intenção seja unicamente a de corroborar nossos pensamentos, apoiando-nos em pessoas que não estão presentes no diálogo, é necessário considerar que ao evocar testemunhas para reforçar nosso ponto de vista incorremos em alguns riscos:

Há perda de foco do precisa mudar

Receber críticas, por si só, é uma situação delicada. Muitos de nós temos um autoconceito de si próprio. Somos muito tardios para perceber nossas fragilidades e muito ágeis para o julgamento. Logo, receber críticas, inevitavelmente confronta a ideia que temos de nós mesmos e tem a tendência de mágoas, rancores e conflitos. Quando nesse diálogo há evocação de testemunhas do tipo:

“Sua mãe também percebe que você bebe demais”;
“Até a Maria falou que você vive envolvido em fofoca”
“Varias pessoas tiveram a mesma percepção de você”
“Não sou só eu que penso assim!”
“Você não imagina o que eu já ouvi falar sobre você!”

Todas essas falas, por mais despretensiosas que sejam, acabam por gerar um forte sentimento de julgamento, desvalorização e depreciação naquele que as recebi. Neste momento, ao invés de a conversa manter o foco no comportamento que precisa ser mudado, há desvio de atenção do receptor para entender quem são todas essas pessoas que andam falando dele pelas costas. Por que fulano, ciclano nunca o procurou pra falar a respeito.

Há risco de que o receptor tome satisfações com os terceiros mencionados

Outra consequência possível, é que este receptor vá tomar satisfações com essas testemunhas evocadas durante o feedback “construtivo”. Essa possibilidade gera conflitos e desarmonia entre os membros do grupo, sejam eles familiares ou profissionais. Mas, ainda que não haja essa tomada de satisfação, as relações entre os envolvidos ficam fragilizadas e isso interfere no clima das relações.
Portanto, sustente suas críticas. Esqueça terceiros!

Joziane Mendes. Coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da Faculdade Santa Teresa. Coordenadora de Cursos Livres do Grupo Fametro. Administradora. Especialista em Gestão de Pessoas. Mestre em Sustentabilidade. Professora, palestrante, consultora e escritora nas áreas de comunicação, conflitos e carreira.

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