Com 22.594 votos, Sargento Salazar (PL) foi o vereador mais votado nas eleições de 2024, refletindo o clamor da população por mais segurança em Manaus.
Figura polêmica e influente nas redes sociais, o policial militar ganhou destaque com vídeos mostrando sua rotina nas ruas, frequentemente relatando a prisão de traficantes e assaltantes cometendo crimes.
Em suas declarações, Salazar ironiza a situação, dizendo “adorar enxugar gelo” e tem um histórico de confrontar o uso público de drogas, especialmente a maconha.
Com o crime organizado tomando conta de várias áreas da capital, a eleição de Salazar surge como uma resposta da população, que está cansada de ser vítima da violência.
Manaus lidera o ranking de furtos de celulares no Brasil e é a terceira capital mais violenta do país, segundo dados recentes.
Embora suas ações como policial tenham sido alvo de críticas por excessos, Salazar expõe a realidade de um sistema que aparenta beneficiar mais os bandidos do que as pessoas de bem.
Criticando a facilidade com que criminosos são soltos, apenas para cometerem novos crimes.
Seu discurso é direto: “acostumado a derrubar malandro na bala” e acrescenta: “Meu compromisso é com você, que sofre não só com a falta de segurança, mas também com a falta de oportunidades para uma vida melhor.”
Manaus que já conta com o Capitão Carpê (PL) como vereador, acaba de eleger Sargento Salazar, e agora tem outro militar, um Capitão, disputando o segundo turno para prefeito.
Enquanto uma parte da política falha em resolver os problemas da população, outras figuras crescem refletindo o desejo popular por ordem e combate à criminalidade.