Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Isabelle Nogueira, cunhã-poranga do boi-bumbá Garantido, alcançou a marca de um milhão de seguidores no Instagram, durante sua participação no reality show BBB24. Uma postagem de comemoração foi publicada em sua conta no Instagram nesta quarta-feira 17/1.
Natural de Manaus, Isabelle entrou na casa mais vigiada do Brasil, ao lado de Davi, após uma votação popular. Desde então, conquistou um crescente número de seguidores que se encantaram com sua representatividade e identificação com a cultura amazônica.
A representatividade de Isabelle vai além do BBB, identificada com as pautas indígenas, a manauara defende os povos originários. Além disso, nos últimos dias a discussão sobre o “dialeto” falado no Amazonas aumentou após a entrada da cunhã no reality.
Raízes indígenas
Mas além de dançarina e modelo, Isabelle estende sua atuação para além do Bumbódromo, destacando-se como defensora das pautas indígenas e ambientais, utilizando sua visibilidade para ampliar o alcance das discussões sobre preservação e apoio aos povos originários.
A cunhã mostra respeito pela ancestralidade, reconhecendo a presença do sangue indígena nas veias dos amazônidas e dos brasileiros. Mas evita assumir protagonismo, cedendo o espaço necessário aos verdadeiros indígenas nascidos em aldeias.
“Isabelle tem os traços e o sangue da minha bisavó. Então, é descendente. Ela vem abraçando a causa já tem um tempo. Quando chamam ela para fazer algum trabalho com tema indígena, ela vai e faz”, disse Jaque Nogueira, mãe de Isabelle, ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS.
Um exemplo é o Web-Programa “Sehay-Sehay“, apresentado em parceria com o Garantido. Nele, Isabelle promoveu debates sobre vivências de mulheres indígenas, contando com a participação de figuras como Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas, e a ativista Vanda Witoto.
Como mulher amazônida, Isabelle desempenha um papel ao iluminar, em âmbito nacional, a diversidade de realidades presentes na Amazônia, além de abordar as questões sociais e políticas únicas da região.
Amazonês
A participante do boi vermelho e branco também chamou a atenção ao introduzir palavras do “amazonês” em seu vocabulário, despertando curiosidade e críticas.
A exposição da cultura do Amazonas pela sister chegou a ganhar destaque político, com o Ministério do Turismo destacando a importância de mostrar o potencial turístico e cultural da região.
A polêmica em torno do sotaque de Isabelle também impulsionou buscas no Google pelas palavras do “amazonês”, mantendo o nome da participante nos Trending Topics diários do “X” (antigo Twitter).
O “amazonês” é uma fusão da Língua Geral Amazônica (Nheengatu); o português europeu, de onde se origina o chiado no “S”; e o português nordestino.
“Ela fala desse jeito mesmo, com os amigos, comigo. Não é em todo momento, mas fala. Ela sempre solta um ‘olha já’, ‘como já então’. E com relação à infância dela, engravidei cedo. Nós ralamos muito”, disse Jaque.
A palavra “cunhatã”, falada pela modelo despertou comentários, inclusive do colega paraense Marcus Vinícius, que expressou desconfiança sobre as gírias usadas pela amazonense.
Com variações significativas, o “amazonês” é mais comum nas zonas Norte e Leste do Amazonas. Isabelle, que frequenta Parintins, próximo à fronteira com o Pará, e já morou em Juruti (PA), apresenta sotaque influenciado pelas regiões.
No programa, Isabelle também revelou expressões como “télezé?”, “maceta”, “chibata”, “brocado” e “leso”, enriquecendo o repertório linguístico da audiência, que é composto por pessoas vindas da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul e Pará.
Guerreira do Garantido
Isabelle Nogueira integra a tradição do evento como cunhã-poranga do Boi Garantido desde 2018. No mesmo ano, desfilou no Carnaval do Rio de Janeiro. Cunhã-poranga é a indígena mais bonita da aldeia, além de ser representada como guerreira e guardiã.
Durante a apresentação da cunhã-poranga, os jurados avaliam pontos como simpatia, desenvoltura, graça e incorporação. Eles então definem uma nota para a mulher que estiver representando a guerreira indígena que expressa sua força através da beleza em cada noite.
“Isabelle, nossa cunhã-poranga, é mulher dedicada a um item. Ela estuda, ensaia bastante. Inclusive, ela está ensaiando lá no BBB 24. Ela dança desde os 10 anos, nas festas dos bois. Quando era uma criancinha de três anos, eu levava para ela os ensaios do Garantido, que era realizado no Olímpico Clube. Concorreu aos concursos como Morena Bela, Porta-estandarte, Rainha do Folclore. Para ser Cunhã-poranga, foi convidada pela gestão na época e até hoje está no nosso Boi do Garantido”, concluiu.