Redação Rios
MANAUS (AM) – Devido ao grande volume de acessos ao sistema de inscrições do Programa Bolsa Idiomas (PBI), que iniciou nesta quarta-feira, 26/4, a prefeitura informa que houve instabilidade e geração de mensagem de erro aos interessados em se cadastrar no programa. O edital está disponível no Diário Oficial do Município (DOM).
No entanto, a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), responsável pelo programa, lembra que o prazo para inscrições termina no dia 8 de maio, às 14h, e que a classificação não considera data e horário de efetivação, e que não há limitação no número de inscrições.
Esta edição do ‘Programa Bolsa Idiomas 2023’, mais de 32 mil bolsas para cursos de língua estrangeira, que variam entre integral (100%), 75% e 50% do valor da mensalidade estão sendo ofertadas para a população.
Leia também: Intercâmbio educacional: Fametro promove cursos de Direito com doutor de faculdade portuguesa
Para este ano, a idade mínima para poder concorrer a uma das bolsas é de 10 anos. Além disso, o contemplado receberá, gratuitamente, todo o material didático necessário à formação no idioma escolhido, independentemente do percentual de desconto na mensalidade”, informou a prefeitura, responsável pelo programa.
Inscrições
As inscrições vão ficar disponíveis de 26 de abril a 8 de maio. Os interessados deverão fazer a inscrição, exclusivamente pela internet, no link .
Critérios
Para concorrer ao benefício, o candidato deve morar em Manaus; estar cursando, ou ter concluído o ensino fundamental; ter renda per capita não superior a 2,5 salários mínimos (R$ 3.300, em valores atuais); e não ser beneficiário de programa similar mantido pelo poder público. O PBI destina 5% das bolsas para idosos e 5% para Pessoas com Deficiência (PcDs).
Programa
O PBI é coordenado pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Semad e, para 2023, recebeu a adesão de 16 escolas de idiomas. Este ano, a rede de idiomas Yázigi e a Rockfeller aderiram ao PBI, e também ofertarão bolsas. Ao todo, os candidatos poderão escolher uma das 29 unidades dessas escolas, espalhadas por toda a cidade.
“O programa tem custo zero para a prefeitura, porque a adesão das escolas é de forma voluntária, sem nenhum tipo de compensação financeira, demonstrando, assim, a confiança dessas instituições na administração”, ressaltou o diretor-geral da Espi, Júnior Nunes.
Atualmente, a Prefeitura de Manaus tem mais de 17 mil bolsistas ativos, de três programas: Universidade, Pós-Graduação e Idiomas. Destes, pelo menos 3,5 mil são do PBI.
*Com infomações da assessoria