Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – No mês de abril, a capital amazonense já registrou uma série de acidentes de trânsito que resultaram em mortes trágicas. Os radares medidores de velocidade, popularmente conhecidos como “corujinhas”, foram até anunciados, mas seguem sem previsão para serem instalados nas vias de Manaus.
Nesta quarta-feira, 10/4, completou-se um mês do anúncio do prefeito David Almeida (Avante) à imprensa, ainda em março, de que os radares de fiscalização seriam instalados no mês de abril, e que depois eles operariam por 90 dias, sem a incidência de cobrança de multa.
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A instalação dos “corujinhas” deve ocorrer nas avenidas Coronel Teixeira, Governador José Lindoso, Santos Dumont, Torquato Tapajós e do Turismo.
Também nesta quarta, 10, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) informou que está em fase de conclusão do estudo técnico voltado para a melhoria da segurança viária na capital, baseado nas estatísticas de acidentes com vítimas lesionadas e fatais.
Segundo o IMMU, este estudo visa a implantação de novos equipamentos de gestão de velocidade em pontos pré-estabelecidos, sendo o primeiro deles na avenida Coronel Teixeira, zona Oeste.
A instalação dos dispositivos será feita conforme os resultados do estudo e será, antecipadamente, divulgada nos meios de comunicação e redes sociais, além de devidamente sinalizada quando instalados, respeitando o Código de Trânsito Brasileiro, com avisos regulatórios de velocidade e informativos de fiscalização.
Em 2015, os “corujinhas” foram banidos de Manaus devido a irregularidades nos contratos entre a Prefeitura e o consórcio vencedor. Na época, o assunto gerou polêmicas na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e alguns vereadores sugeriram a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar a situação.
Em conversa com o Portal RIOS DE NOTÍCIAS, o especialista em engenharia de transportes, Aguinaldo Souza, afirma que a instalação de aparelhos em um trecho da via muda toda a dinâmica de deslocamento, fazendo com que haja reduções de acidentes. “O controle de velocidade por radar é importante para o centro urbano, principalmente porque a alta velocidade é a maior causa de atropelamentos e de acidentes com ciclistas. O monitoramento eletrônico é essencial para manter a ordem no trânsito e não destruir a vida de ninguém.”
Vidas perdidas
A jovem Marcela Soledad, de 25 anos, morreu após ter a cabeça esmagada em um grave acidente de trânsito ocorrido enquanto ia trabalhar no dia 4 de abril, na rua Valério Botelho de Andrade, bairro São Francisco, zona Sul de Manaus. A vítima estava na garupa de uma motocicleta, quando ela e o piloto se desequilibraram, colidindo com o caminhão.
Outro acidente de trânsito causou as mortes de Maria Paula Marinho de Souza, de 15 anos, e Vitória Natália Marinho da Silva, de 18 anos, na madrugada desse último domingo, 7/4, na avenida Brasil, bairro Santo Agostinho, zona Oeste de Manaus. Quatro pessoas ficaram feridas no incidente, o qual deixou o carro totalmente destruído após colidir com uma árvore no canteiro central da via.
Já no início da semana, um mototaxista morreu após um carro invadir a contramão e colidir de frente com sua motocicleta no viaduto de Flores, em frente ao Aeroclube de Manaus, na zona Centro-Sul. O condutor da moto estava levando a companheira Cíntia Gonçalves, de 47 anos, para o trabalho. Ela sobreviveu.