Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Um alerta feito por meteorologistas do Instituto de Meteorologia do MetSul mostrou que uma onda de calor mais intensa deve atingir o Brasil nas próximas duas semanas. No Amazonas, a temperatura pode subir e alcançar 45ºC, sem levar em consideração a sensação térmica, que pode chegar aos 50ºC no Estado.
O motivo do calor é causado pela presença de uma massa de ar extremamente quente, que vai cobrir o Brasil nos próximos dias. O potencial recorde desse fenômeno vem acompanhado de risco à vida e a indicação dos profissionais de saúde são os cuidados redobrados com a pele.
De acordo com o MetSul, o pico do calor com maior intensidade deve ocorrer entre o final desta semana e o começo da semana que vem. A massa de ar quente será responsável por afetar o Amazonas, Pará, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão.
🔴 ATENÇÃO – ALERTA | Brasil terá onda de calor excepcional com máximas até entre 40°C e 45°C. Todas as regiões do país serão atingidas e com marcas históricas. Calor será tão extremo que será perigoso e oferecerá risco à saúde e à vida.
— MetSul Meteorologia (@metsul) September 17, 2023
‼️ Leia alerta ▶️ https://t.co/eTkRLSHwYM pic.twitter.com/trMAj8dGdQ
Leia também: Ondas de calor resultam de mudanças climáticas nos últimos 60 anos, diz Inmet
Poluição do ar
Em Manaus e demais municípios do Amazonas, o calor fez com que autoridades decretassem situação de Emergência Ambiental no dia 12 de setembro, devido ao impacto negativo do desmatamento ilegal e queimadas não autorizadas na região, que contribuíram para a poluição do ar na capital e outros municípios das regiões Sul do Amazonas.
É importante destacar que junho e setembro, é a estação mais seca no Centro do Brasil, fator que contribui para eventos de temperatura extrema como o que deve ocorrer nos próximos dias. As recomendações de autoridades e especialistas em saúde incluem beber água, usar roupas leves, se proteger com chapéu, óculos de sol, usar protetor solar e evitar esforço físico nas horas mais quentes do dia.