Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O nível do Rio Negro está apenas 86 centímetros abaixo da média histórica de seca para 2023, que é de 12,70 metros. Neste sábado, 28/9, o Negro registrou 13,56 metros, segundo dados do Painel do Clima.
Devido à rápida descida das águas, com uma média de 20 centímetros nos últimos sete dias, o Rio Negro deve ultrapassar a marca da seca histórica na próxima semana. Manaus continua em estado de emergência por causa da estiagem.
Leia mais: Seca atinge 561 mil pessoas no Amazonas e escancara prejuízos
Em entrevista ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, o pesquisador em Geociências do Serviço Geológico do Brasil (SGB), André Martinelli, ofereceu um panorama sobre a situação de vazante em todo o estado, além de analisar o contexto específico de Manaus.
“Estamos enfrentando uma seca que, para algumas localidades, já é considerada histórica, e Manaus está caminhando nessa direção. Historicamente, mais de 80% das vazantes em Manaus ocorrem entre outubro e novembro, com uma divisão relativamente equilibrada: 45% em outubro e 43% em novembro.”
Pesquisador em Geociências do Serviço Geológico do Brasil (SGB), André Martinelli
No dia 28 de setembro de 2023, o Rio Negro media 16,11 metros — 2,55 metros a mais do que na mesma data do ano passado. Martinelli observa que é comum uma intensificação do processo de vazante nos meses de outubro e novembro, seguida pelo seu término.
“É natural que as cotas do rio diminuam, especialmente nesses dois meses. Nos anos em que se registraram as secas mais severas, as mínimas foram observadas em outubro. Em Tabatinga, esse fenômeno ocorre de forma antecipada; o que vemos em outubro e novembro em Manaus acontece em setembro e outubro lá, com a maioria terminando em setembro”, acrescentou o pesquisador, ressaltando as diferenças entre as regiões.
A seca continua a transformar a paisagem local, agravando os problemas enfrentados pelas comunidades, especialmente as mais vulneráveis. Com a redução do nível da água, a principal dificuldade é a locomoção de pessoas e o transporte de insumos.