Redação Rios
MANAUS (AM) – O resultado da Pesquisa de Intenção de Compra do Consumidor do Comércio Varejista para o Dia dos Pais de 2023 realizado pela Fecomércio AM, por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam) mostra que os itens mais procurados pelos consumidores entrevistados, no topo da lista estão os itens de vestuário (27%), calçados (19%) e perfumes e cosméticos (17%). Acessórios como cintos e carteiras ocupam o quarto lugar no ranking, com 10% das respostas.
Foram entrevistados pelo Ifpeam um total de 1.714 consumidores, no período entre os dias 06 e 09 de junho deste ano, sendo 61% desse número representado pelo público feminino e 39% público masculino, de todas as zonas da cidade de Manaus.
Leia também: Mais de R$ 300 milhões em incentivos para carro popular são destinados pelo Governo
Quanto à Intenção de Compra dos Consumidores para o Dia dos Pais deste ano, de cada 10 entrevistados, 8 responderam que pretendem presentear seus pais, 1 respondeu que está indeciso e decidirá de última hora e apenas 1 respondeu não saber se terá condições de presentear.
Quando questionados sobre quanto pretendem gastar com presentes este ano, 43% declararam que pretendem gastar entre R$ 80,00 e R$ 100,00, 37% afirmaram valores entre R$ 101,00 a R$ 200,00 e 20% afirmaram valores entre R$ 201,00 e R$ 400,00. Sobre a forma de pagamento, 41% dos consumidores estão dispostos a comprar o presente à vista, por meio de transferência via PIX, dinheiro, transferência bancária ou Boleto bancário. Cartão de Crédito 32%, Cartão de Débito 20%, Crediário/Carnê /Cartão da própria loja 7%.
“Entre as modalidades mais utilizadas, de acordo com este estudo, o pagamento via Pix, dinheiro ou transferência bancária registrou um aumento na utilização, se tornando pela primeira vez o meio mais usado neste varejo, tendo em vista que em 2022 o Cartão de Crédito ocupava o primeiro lugar”, explica a pesquisa.
Comércio varejista
A pesquisa revela que 90% dos entrevistados preferem realizar suas compras no comércio local, de forma presencial, contra 10% que optam pelo comércio online. Dentre os preferidos para realizar suas compras no comércio presencial, 49% preferem os Shoppings, 31% Centro da Cidade, 17% Comércio de Bairro e 3% Hipermercados. Já nas compras online, 55% preferem comprar em sites e lojas virtuais, 32% Instagram, 13% WhatsApp, evidenciando as principais plataformas preferidas pelos clientes virtuais.
Entre os principais fatores que influenciam os consumidores na decisão de compra, 26% responderam a qualidade dos produtos, representando o primeiro lugar este ano. “Em 2022, o preço ocupava o primeiro entre os fatores determinantes para fechar uma compra. No entanto, de acordo com a pesquisa deste ano, os consumidores buscam encontrar no produto/serviço adquirido alguns fatores, como por exemplo boa aparência, confiança e durabilidade”, explica a pesquisa.
Os demais fatores são preço, com 19% das respostas, seguido de promoções e ofertas (12%), atendimento (11%), variedade de produtos (7%), segurança (6%), facilidade de pagamento (5%), frete grátis (4%), localização (4%), climatização (3%) e pronta-entrega (3%).
Preferência dos pais
A pesquisa revela, ainda, o presente ideal que os pais gostariam de ganhar neste dia 13 de agosto. De acordo com o levantamento, os pais querem roupas novas, pois vestuário (21%) aparece em primeiro lugar na lista, seguido de perfumes e cosméticos (17%), calçados (16%) e viagens e/ou passeios (10%). Outros presentes que vão fazer sucesso neste Dia dos Pais são as semijoias e relógios (9%), eletrônicos (7%), acessórios (7%), almoço/jantar especial (6%) e artigos esportivos (3%).
*Com informações da assessoria