Gabriel Lopes – Rios de Notícias
TABATINGA (AM) – Começou o XXXVII Festival da Confraternidade Amazônica na região da tríplice fronteira onde se encontram os municípios de Tabatinga (Brasil), Letícia (Colômbia) e Santa Rosa (Peru). Juntas, as delegações dos países fronteiriços celebram as diferenças que moldam suas culturas.
O evento começou na segunda-feira, 15/7, com a realização do tradicional desfile das carroças, que traz as musas representantes dos três países envolvidos na festa. A carroça do Brasil evidenciou o FESTISOL, trazendo as onças que representam a festa: Preta e Pintada, e também com folhagens representando a flora da região.
Leia mais: Devoção à Nossa Senhora do Carmo leva multidão às ruas de Parintins
Em seguida estava a carroça do Peru, com grandes esculturas de animais como jacaré, cobra e pássaros. A frente do carro trouxe uma grande escultura do rosto de um indígena. A última carroça foi da Colômbia, que estava decorada com animais da fauna amazônica e o tradicional artesanato indígena.
O desfile saiu de Tabatinga em direção a Letícia, percorreu a principal rua do centro, até chegar a Concha Acústica, local onde é realizado o Festival da Confraternidade Amazônica. Um júri avaliou todo o desfile. O Festival segue tendo noites representativas de cada país.
A Noite Brasil aconteceu nessa terça-feira, 16. A Noite Peru ocorre nesta quarta-feira, 17. Já a Noite Colômbia está prevista para a quinta-feira, 18. Em cada momento, artistas e movimentos culturais de cada país se apresentam no evento.
Os festejos da Confraternidade Amazônica também preveem momentos de celebração a cultura dos povos indígenas e ritmos amazônicos, em exposições artísticas e culinárias. O Festival segue até o dia 20 de julho e mais detalhes podem ser acompanhados no perfil oficial do evento no Instagram @confraternidad2024.