Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Barcelos, o maior município em extensão territorial do Amazonas e o segundo maior do Brasil, encanta turistas pelo ecoturismo e pesca esportiva. No entanto, um atrativo especial chama a atenção dos visitantes: a Praia Grande, conhecida como a “alma do barcelense”.
Situada em frente à sede do município, essa extensa faixa de areia pode ser aproveitada de setembro a março, quando suas areias brancas dominam a paisagem da cidade. Após março, a praia vai diminuindo gradualmente, acompanhando a subida dos rios. A Praia Grande e a Ilha do Governador, juntos fazem parte do arquipélago fluvial de Mariuá.
O local oferece barracas com bebidas e comidas regionais, que podem ser apreciadas à beira da água gelada do rio Negro. Além disso, luais e festejos animam as noites nas proximidades da praia, tornando a experiência ainda mais especial.
Os bancos de areia ficam próximos à superfície que conferem às águas uma tonalidade dourada e formam um cenário paradisíaco. É possível caminhar pelo meio de um extenso rio amazônico com a água chegando apenas até os joelhos. O fotógrafo Giovanny Dantas compartilhou sua experiência de conhecer o local ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS.
“É uma experiência sensacional! A praia fica a apenas cinco minutos da cidade de Barcelos, atravessando de barco. Ela é literalmente grande. Esses registros foram feitos no início da seca, entre setembro e outubro deste ano”, disse ele.
Como chegar à Praia Grande?
Barcelos está localizada a 399 quilômetros de Manaus, e o acesso pode ser feito por via aérea ou fluvial saindo da capital.
- Aéreo: a Azul Linhas Aéreas opera voos em aviões modelo Caravan, com saídas três vezes por semana.
- Fluvial: o barco recreio leva cerca de 30 horas para chegar ao município, enquanto a lancha expresso reduz o tempo para cerca de 12 horas. Ambas partem do porto do São Raimundo, em Manaus.
Para chegar à Praia Grande, a travessia é feita por voadeiras, conhecidas localmente como “Uber Fluvial”. O trajeto dura cerca de 15 minutos, e o custo varia entre R$ 5 e R$ 10 por trecho. A dica extra é aproveitar o belo pôr do sol na praia, observando a cidade do outro lado.