Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A 29ª edição do Festival do Peixe Ornamental de Barcelos começa nesta quinta-feira, 30/1, e segue com seus festejos até o dia 2 de fevereiro, com apresentações das agremiações dos peixes Cardinal e Acará-Disco, que competem entre si, e muito mais.
A cantora Marília Tavares se apresenta durante a “Noite dos Visitantes”, na quinta-feira. No dia seguinte, é a vez do cantor de forró e piseiro João Gomes, fazer seu show no Piabódromo. No domingo, 2/2, o grupo Pixote se apresenta na Praia Grande, no município a 399 quilômetros de Manaus.
A festividade folclórica é considerada Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Amazonas, e o município de Barcelos é mundialmente reconhecido como a “Cidade do Peixe Ornamental” e “Capital Internacional da Pesca Esportiva”.
Leia mais: Festival de Parintins: faltam 150 dias para o maior espetáculo a céu aberto do mundo
Cardinal e Acará Disco
O Festival do Peixe foi criado em 1994 e a grande atração do festival fica por conta do duelo entre as associações folclóricas, Acará Disco e Cardinal, que envolve música tradicional, arte indígena e temas sobre Amazônia e biodiversidade.
O “Cardinal” é representado pela cor azul e vermelho; já o “Acará Disco” pelo preto e amarelo. O palco do espetáculo é o Piabódromo, local onde acontece as apresentações dos peixes. Nas arquibancadas ficam os “cardumes”, que são os torcedores de cada associação.

O local onde acontecem as apresentações dos peixes é denominado Piabódromo, com capacidade de cerca de oito mil pessoas, que ocorre a disputa entre as agremiações folclóricas. O espaço é um dos maiores centros culturais do Médio e Alto Rio Negro.
As associações trazem nomes de peixes que fazem parte da criação ornamental. O Cardinal é responsável por quase 80% do volume anual de exportações brasileiras. Já o Acará Disco é considerado favorito pelo mercado internacional.












